RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 16:31

Cresce 3,5% setor de alimentação fora do lar em 2018
Negócio / De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes, o setor de alimentos fora de casa apresentou um fechamento de 3,5%. Mesmo com o aumento, os números são bem menores do que o ajustado pela organização, de 5%. No entanto, o índice alcançado até o momento apresenta sinais de melhora no segmento que, desde o ano de 2015, vinha regredindo.

A paralisação dos caminhoneiros é um dos principais motivos que afetou o ramo de alimentação fora, ou seja, diversos estabelecimentos ficaram desprovidos de importantes produtos para manter a sustentação das atividades e algumas empresas do setor acabaram suspendendo suas atividades por um determinado prazo, o que impactou a receita, segundo a fala de Cristiano Melles, presidente da ANR.

Segundo Cristiano, a ANR prevê que o setor avance 5% em aumento, estimulado pela recuperação do cenário econômico e com probabilidades da aprovação das reformas no Congresso, principalmente da previdência. Houve um grande crescimento nos setores de bares e restaurantes até o ano de 2014, tempo em que ocorreu uma redução bastante relevante no segmento.

Saiba como está o setor de alimentação fora do lar

A alimentação fora do lar tem aumentado nos últimos tempos. Trata-se de uma ação bastante comum em cidades maiores e, também, grandes e pequenos restaurantes satisfazem todo perfil de clientes com uma variedade de alimentos.

Sendo assim, o SEBRAE-SP preocupou-se em passar informações esclarecedoras sobre o setor de alimentação, levantando um estudo com o propósito de descobrir quais são as características e aptidões desse mercado.

O estudo aponta o perfil dos empresários e funcionários da AFL, em que várias dessas pessoas vieram de outros segmentos. Para melhor esclarecer, são poucos os gestores que são graduados na área, portanto diversos deles pretendem fazer uma especialização no ramo.

Segundo os dados, existem empresas com diferentes especialidades. Os restaurantes self service são os que mais marcam presença nesse mercado, com 47%, e La carte com 46%. Os empresários ajustam o seu empreendimento conforme o gosto e as prioridades dos clientes da região.

Contratação

O estudo também está voltado para tratar sobre as preferências de contratação dos colaboradores, como é feita a organização do salário e levantamento do grau de estudo dos contatados. Outro fator analisado também é a atuação dos empresários, se administram somente a gestão do empreendimento ou se possuem outras funções.

Os dados levantados mostram os principais motivos que dificultam o relacionamento empregado-patrão e uma dentre as diversas razões está na falta de entendimento e na má conversação, que por sua vez, corrompe os bons hábitos.

A gestão de negócios foi outro tema abordado, como, por exemplo, quem a realiza, qual o modo de funcionamento da lucratividade, compra, estoque, assim como em qual espaço os empresários concretizam as ações para divulgar o local.

Portanto, vale ressaltar que os estabelecimentos desse setor devem procurar investir sempre em infraestrutura, na qualidade dos alimentos que serão servidos, nos seus cardápios, além de estar sempre bem preparados, oferecendo mais conforto e praticidade aos seus clientes.

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