RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 10:18

Público interage na busca de conhecimento sobre café em exposição no Sul de Minas
Tecnologia / Misturar tecnologia e café é uma boa pedida quando se trata de conhecimento. Até o dia 23 de dezembro, os moradores da cidade de Varginha, no Sul de Minas, participam gratuitamente da "Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber", uma verdadeira imersão no universo do café, bebida que é uma paixão nacional e tem quase 60% da sua produção em território mineiro. A mostra inclui 32 painéis temáticos, duas estações presenciais e cinco digitais, além do aplicativo da exposição.

A plataforma empregada tem como principal objetivo criar experiências que aproximem o público de sensações relacionadas ao tema café, fugindo do tradicional formato de exposição: texto, imagem e, eventualmente, algum audiovisual. "Esperamos que a exposição represente —para crianças, jovens e adultos— uma imersão saborosa no universo de um dos principais produtos brasileiros. Por meio de vivências inovadores e consistentes, apresentamos informações para melhor qualificar o consumidor para as suas escolhas e reforçar, entre os próprios produtores, as boas práticas tecnológicas e ambientais, que, cada vez mais, agregam valor ao nosso produto à frente dos demais mercados", comenta Marcus Ferreira, diretor do Grupo Asas e realizador da exposição.

A atuação com educação e cultura por meio de vivências para agregar valor ao mundo foi o ensejo para o Grupo Asas trazer para o Brasil a maior e mais interativa exposição de educação para as ciências do mundo: o Túnel da Ciência, da Max Planck, uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com cerca de 5.300 cientistas e 17 prêmios Nobel. A mostra foi visitada por aproximadamente 9 milhões de pessoas no mundo. Essa experiência, somada ao know-how de 32 anos do Grupo Asas, foi a fonte criativa da "Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber", que conta com o suporte tecnológico das joint ventures mineiras BiBimBap e Meatballs.

Segundo Ronaldo Gazel Pereira, creative technologist da BiBimBap, foram escolhidas várias plataformas de tecnologias emergentes para a criação das estações digitais. Todo o processo demorou 75 dias, entre escolha dos temas, criação e desenvolvimento. As ações da empresa não dependem de internet, uma vez que rodam localmente. "Essa é uma vantagem que dará mobilidade para levar a exposição a diferentes lugares em 2019", planeja Marcus Ferreira. Foram utilizadas câmeras e sensores infravermelhos, computadores, óculos de realidade virtual, servidores com tecnologia WebSockets (permite utilizar celular como controle) e frameworks para as realidades virtual, aumentada ou mista.

Na "Estação de Avaliação", foi empregada a tecnologia do Face Tracking de reconhecimento facial. Por meio dela, é possível saber se a pessoa está triste, normal ou sorrindo. Uma câmera com visão computacional busca padrões e é programada para reconhecer o corpo humano. "O visitante avalia a exposição a partir de seu sorriso. "São formas de provocar as pessoas para que elas interajam, no lugar de clicar um botão. É divertido, as pessoas ficam curiosas e abrem a guarda, permitindo que absorvam melhor o assunto", explica Gazel.

A "Estação Digital Fazendo Café" emprega dois recursos: o Hand Tracking (reconhecimento da mão), por meio de um sensor infravermelho chamado leap motion, que reconhece o Finger Tracking (dos gestos feitos com os dedos). Semelhante a um jogo virtual, ele propõe uma jornada linear em que o visitante passa a mão sobre a tela, que é reconhecida pelo sensor e, sem tocar em nada, segue uma receita simples e consistente para a obtenção do melhor café possível.

Além disso, cinco jogadores podem participar do jogo da "Estação Digital Café Especial", em que são desafiados a escolher um conjunto de boas práticas para a produção de um café especial. É usado o conceito Edutainment, que une educação e entretenimento, utilizando técnicas de jogos para passar conhecimento e estimular comportamentos.

Por meio de óculos de realidade virtual, a "Estação Digital Café Sensorial" permite ao visitante viajar a diferentes fazendas de café, oferecendo a experiência de conhecer as principais regiões produtoras de Minas Gerais, em conteúdo de 360º, também com imagens tridimensionais, conforme explica Franklin Brito Araújo, Creative Technologist, da Meatballs.

Já a "Estação Digital Foto Café" é uma espécie de espelho mágico com efeitos especiais. O visitante fica em frente à câmera e, por meio de um body tracking (reconhecimento de corpo) e um kinect 2, é aplicada a imagem de um coração que pulsa café e a foto revela o quanto ele gosta da bebida.

O visitante da "Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber" também pode baixar o aplicativo "Cafés de Minas", disponível para os sistemas Android e iOS. Por ser híbrido, ele trabalha com tecnologia de realidade aumentada. "Se o visitante não estiver com o celular ou não quiser baixar o aplicativo, poderá utilizar os tablets disponíveis na exposição. Basta que ele aponte o aparelho para um dos 32 símbolos espalhados pelos displays para ter uma experiência complementar ao tema escolhido. Um apresentador virtual dá dicas e explicações e o visitante pode participar de um quiz ou assistir vídeos, num ambiente 3D.

Na "Estação Cheirar para Provar", os sabores e aromas do café são prioridade. Haverá degustação de café, compartilhamento de técnicas sobre o processo de produção e preparo de cafés tradicionais e especiais. Além de tudo isso, uma seleção de receitas gastronômicas, estará disponível no aplicativo da Exposição.

Essa é a segunda edição da exposição, que também já foi exibida no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), no mês de novembro. Outras edições estão planejadas para percorrer o Brasil em 2019.

Serviço:
2ª Edição - Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber
Data: 10 a 23 de dezembro
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 11h às 19h.
Local: Via Café Garden Shopping - Rua Humberto Pizo, 999, Jardim Petrópolis. Varginha (MG)
Entrada Gratuita
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.