RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 13:50

Já ouviu falar sobre o Teste da Linguinha?
Ciência & Saúde / Bebês que não conseguem mamar bem, que têm dificuldades na sucção do leite e, quando mais velhos, apresentam dificuldades na fala, na respiração e mastigação. Todos esses fatores podem estar associados a um problema muito comum: língua com o frênulo encurtado ou língua presa. Esses problemas podem ser evitados com o auxílio de um profissional muito importante, o fonoaudiólogo.

Celebrado anualmente desde 1981, o dia 9 de dezembro passou a ser conhecido como "Dia do Fonoaudiólogo". A data tem como objetivo homenagear os profissionais que são os responsáveis pela avaliação, prevenção, habilitação e/ou reabilitação da linguagem humana, no que se refere à audição, fala e escrita. O fonoaudiólogo é importante desde o nascimento para corrigir disfunções de sucção, mastigação, respiração e deglutição. É o responsável pelos diversos tratamentos e reabilitações, em todas as faixas etárias.

Em homenagem à data, o Santa Genoveva será o primeiro hospital de Uberlândia a fazer o teste da linguinha nos bebês nascidos lá. Esse teste foi criado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, tendo virado um Projeto de Lei em 2012. Tornou-se lei em todo o território nacional desde 2014, quando foi publicado no Diário Oficial da União.

Segundo a fonoaudióloga do Hospital Santa Genoveva, Tayrine Borges, um dos principais papéis de sua profissão no ambiente hospitalar é antever o diagnóstico, evitando danos mais graves à saúde. "Cerca de 22% dos bebês nascem com a linguinha presa e, em muitos casos, essa alteração passa despercebido pela equipe por se tratar de uma avaliação minuciosa, que deve ser realizada por um profissional habilitado. Quando o teste é realizado nos primeiros dias de vida, conseguimos diagnosticar, de forma precoce, possíveis alterações e tratar da maneira mais adequada, evitando prejuízos futuros à criança, principalmente no momento mais importante do desenvolvimento: a amamentação", disse.

Tayrine explica que as mamães devem prestar atenção em alguns sinais dos bebês, como por exemplo: se fica muito tempo no peito ou se cansa muito rápido e logo quer mamar de novo; se está machucando o peito; se a mãe sente que ele está amassando/mordendo em vez de sugar ou se o bebê está perdendo peso sem causa aparente. Caso notem essas características, é necessário procurar o profissional capacitado para o diagnóstico correto.

"É importante salientar que, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, melhor. Isso propicia vários benefícios e garante o direito a um desenvolvimento saudável", finaliza a fonoaudióloga.




Website: http://www.santagenoveva.net
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.