RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 15:48

E-commerce na Black Friday tem alta de 23% em 2018, segundo dados
Indústrias / Segundo a Ebit Nielsen, as vendas online na Black Friday chegaram a R$ 2,6 bilhões, atingindo uma alta de 23% comparado a 2017. A pesquisa mostra que os pedidos aumentaram 13% e chegaram a 4,27 milhões, ao passo que o tíquete médio avançou 8% e chegou a R$ 608.

De acordo com a empresa de mensuração e análise de dados, o indicador de consumidores único que realizaram pelo menos uma única compra online teve aumento de 9% em comparação ao ano de 2017, avançando para 2,41 milhões.

O número de vendas alcançadas foi maior do que a expectativa da Ebit, que já tinha a previsão de um aumento de 15% na receita, para R$ 2,43 bilhões e de 3,76 milhões de pedidos. O estudo também aponta que o tíquete médio permaneceu em linha com o resultado que estava previsto. Os dados inserem as vendas que foram feitas na véspera da Black Friday.

Para a Ebit, o sucesso do evento conta com vários motivos. O faturamento de quinta-feira foi um deles, de R$ 608,7 milhões e com 1,18 milhões de pedidos. O volume de vendas realizadas na véspera foi maior do que se previa no mercado, o que deixou claro para os consumidores que esse dia da semana já é Black Friday, assim afirma Ana Szasz, líder comercial.

Categorias que se destacaram na Black Friday de 2018

Dentre as categorias que tiveram destaque no evento deste ano, aparecem perfumaria e cosméticos, setor que no ano de 2017 dependeu muito da venda de perfumes, além dos grupos de produtos para cuidados com o cabelo e corpo, desodorantes e dermocosméticos, os quais estão se tornando destaque no e-commerce.

Já o dia 23, sexta-feira, ficou marcado pelos produtos de tíquetes médios superiores, como, por exemplo, smartphones, eletroeletrônicos de linha branca e TVs. Segundo Ana, a movimentação das vendas foi constante, e quando chegou a noite, esse movimento cresceu, comparado ao evento do ano de 2017.

A líder comercial afirma que a marca da Black Friday do ano anterior foi ultrapassada possivelmente às 17h. Grande parte dos consumidores aproveitou o retorno do trabalho para realizar suas compras durante a noite, e o resultado de alta foi de 40% no volume de vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

A confiança dos clientes na Black Friday foi o real motivo que levou ao disparo desse crescimento. Segundo um estudo levantado antes da data do evento, o número de pessoas que não confiavam nos descontos caiu de 38% para 35% neste ano.

Ana mostra que, hoje, os varejistas estão mais preparados e vêm trabalhando há muito tempo com a finalidade de garantir maior volume de vendas, sem contar que eles usaram a criatividade reservando alguns anúncios de oferta e fizeram questão de acompanhar de perto todo o processo dessa movimentação durante o período do evento.

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