RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 11:35

Saiba como ativar influenciadores para divulgar sua marca na época de mais consumo do ano
Indústrias / Por que sua marca deveria usar o marketing de influência no Natal?

O Natal já está chegando e muitas empresas começam a pensar em uma estratégia eficiente para alavancar as vendas antes do período de férias. No final do ano, o consumidor - em sua maioria - está com maior potencial de compra e com o 13º salário em mãos, por isso busca melhores promoções e produtos para presentear a família e os amigos.

Isso significa que as marcas precisam encontrar maneiras criativas e seguras para se destacar no meio da concorrência e tentar aumentar os impactos das vendas. E como resolver essa questão? Os influenciadores digitais têm sido o melhor caminho para alcançar os consumidores atuais e com um custo menor para as empresas.

Em estudo divulgado pelo YouPix sobre o mercado brasileiro, 67% dos entrevistados (cerca de 40 empresas) concordam que marketing de influência é estratégico dentro do seu plano de comunicação. Hoje em dia, é comum que o consumidor procure comprar algum item de interesse divulgado por algum microinfluenciador da área.

Isso se deve ao fato de que os influenciadores já possuem uma audiência fiel, ou seja, seguidores que confiam no que ele tem a dizer. Além disso, são os microinfluenciadores que dominam um tema específico e por isso, refletem credibilidade espontânea para a marca.

Como utilizar os microinfluenciadores no período do Natal

Use as datas importantes do calendário sempre ao seu favor! Aproveitar a data do Natal para garantir que o produto seja divulgado de modo mais interessante, colabora para atrair o público. É fundamental que os influenciadores saibam o que a marca espera deles e mais do que isso, que o público receba esse conteúdo de uma forma verdadeira e original.

Um dos objetivos de usar como estratégia de marketing os microinfluenciadores é também aumentar a conscientização da marca, aproveitando a popularidade dos influenciadores naquele nicho. Trata-se ainda de criar, de maneira rápida, um laço de confiança entre influenciador e consumidor. O público envolvido provavelmente comprará mais da sua marca e não somente no natal.

Os influenciadores atuam como uma fonte de validação para os produtos que eles utilizam. Mas ao escolher influenciadores para sua campanha de marketing de natal, há algumas qualidades que precisam ser observadas. São elas:

1. Não escolha celebridades para influenciar os consumidores. Além de ser caro para a empresa, o engajamento é passageiro e não gera um bom retorno. As celebridades falam para muitas pessoas que podem não estar interessadas na marca naquele momento.

2. Os microinfluenciadores são a melhor opção. Embora tenham um público grande, costumam falar para o consumidor de modo mais específico e direto. Sua marca pode aproveitar o engajamento que eles têm dentro da campanha de natal.

3. O influenciador deve ter uma marca pessoal confiável. Um bom influenciador deve ser simpático, apaixonado e autêntico.

4. A qualidade das postagens do influenciador é tão importante quanto as taxas de engajamento de seu público-alvo.

Outra dica importante ao utilizar o marketing de influência em campanhas de natal é a de aproveitar as hashtags "da moda" e até mesmo criar as suas próprias no momento em que publicar um post sobre a marca. Identidade e originalidade são as palavras chaves na hora de fazer uma campanha que engaje o público.

O natal é a última oportunidade do ano para vender mais, além de ser o momento ideal para testar as relações com os influenciadores que você pode levar para futuros projetos em 2019.

O que o consumidor deseja?

Embora muitas pessoas ainda optam por fazer compras em lojas físicas, a geração digital está sempre online e percorrendo as mídias sociais, mesmo quando estão nos shoppings. Por isso, para conquistar a participação desse novo mercado é importante atualizar regularmente as páginas da mídia social da marca e interagir com os influenciadores que já possuem grandes bases de seguidores.

Também é fundamental que o microinfluenciador ofereça e participe de concursos, promoções e prêmios por meio de postagens em seus próprios canais de mídia. Tudo isso colabora para atrair ainda mais consumidores em um período do ano em que as pessoas querem comprar, mas sem se prejudicar financeiramente. Se o público se conectou com a marca durante a campanha, ele vai procurar o produto e quem sabe até se tornar fã. O consumidor quer que o produto tenha qualidade, mas também busca se sentir parte da marca, com vantagens e promoções.

Para que as campanhas de influenciadores no natal tenham maior impacto, é importante começar a planejar e divulgar suas campanhas o mais rápido possível. Os consumidores precisam receber essas dicas e informações, para aproveitarem desde já as compras natalinas.



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