RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 15:15

SENDI 2018: maior evento do setor de energia elétrica do país acontece pela primeira vez em Fortaleza
Tecnologia / O Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), realizado a cada dois anos, acontece pela primeira vez em Fortaleza. O evento é o maior fórum de discussões do setor elétrico brasileiro e tem como intuito promover a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados. O Seminário acontece de 20 a 23 de novembro, no pavilhão oeste do Centro de Eventos do Ceará, e está sendo organizado pela Enel Distribuição Ceará e promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

O Sendi vai ocupar uma área superior a 13 mil metros quadrados, tornando-se o maior evento já realizado no local. O espaço oferecerá uma área de ampla circulação aos participantes integrada à ExpoSendi, onde estarão instalados os estandes, além de 14 salas onde vão acontecer os painéis e as palestras.

"Projetamos este seminário com o calor do Ceará, transformando o evento em uma experiência única. Mudamos o conceito de salas em espaços confinados, comumente usados, para um ambiente aberto e integrado à Exposendi, com a utilização de uma Arena Silenciosa, por meio de tradução simultânea e rádio receptores. Esperamos que o evento traga para Fortaleza novas oportunidades, mais eficiência, mais segurança e também crescimento para o estado.", destaca o coordenador geral do SENDI 2018, Osvaldo Ferrer.

Programação

Em seu calendário, as atividades do evento se iniciam no dia 20 de novembro, tendo como destaque a apresentação de Marcelo Cortes Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra acontece às 18h30, durante a abertura do Seminário.

O público também poderá contar com um ciclo de palestras com foco nas novas tendências do mercado internacional de tecnologia e do setor elétrico, a partir das exigências, cada vez mais comuns, entre consumidores de todo o mundo. Ao todo, serão quatro momentos, trazendo mais de dez palestrantes renomados dentro e fora do país.

Na quarta-feira (21), às 08h30, Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil realiza palestra e vai mediar a discussão sobre "Como o Setor Elétrico pode atender as novas as exigências dos clientes quanto à sustentabilidade em um mundo cada vez mais conectado". Além dele, debatem a temática Márcio Pontual (assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS), Nicola Cotugno (Country Manager da Enel Brasil), André Dorf (presidente da CPFL Energia), Antonio Sérgio de Souza Guetter (presidente da Copel Distribuição) e Michel Nunes Iktes (diretor-presidente de distribuição da EDP Brasil).

A gestão regulatória será o mote para a palestra de André Pepitone (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica), na quarta (21), às 10h45. A mesa tem como tema "Tendências de adequação do setor elétrico as novas exigências dos consumidores e como a Europa e America Latina se adéquam as mudanças regulatórias". Também participam como debatedores Nelson Leite (presidente da ABRADEE), Alejandro Sruoga (Secretário de Coordenação da Política Energética do Ministério de Energia da Argentina) e Alberto Biancardi (Comissário da Autoridade Regulatória para Energia da Itália).

Já na quinta (22), o SENDI terá dois painéis que abordam tendências do setor. Às 08h30, a digitalização e o cliente são focos da mesa "Como o consumidor digital está transformando o mercado e quais as tecnologias permitirão o setor elétrico ajustar-se ao novo contexto". À frente do painel vai estar Guga Stocco, CEO da GRID1 com mais de vinte anos de experiência na criação de negócios digitais e transformação digital. Também participam Robert Denda (Chefe Global de Tecnologia de Rede da ENEL), Marcel Pacano (Gerente Sênior de Estratégia e Inovação da TOTVS) e Cyro Vicente Boccuzzi (presidente da ECOEE).

Encerrando as palestras do evento, na quinta (22), às 10h45, será discutido "O futuro da mobilidade e a revolução elétrica: mudanças na mobilidade urbana e seus impactos". Para debater a temática, participam Lucas di Grassi (piloto, CEO da Roborace e embaixador da ONU para assuntos relacionados ao meio ambiente), Dalício Guiguer Filho (diretor de programas de produtos globais da GM), Flávio Presezniak (gerente assuntos Governamentais da Nissan) e Simone Tripepi (Responsável pela Enel X na América do Sul). As palestras têm mediação de Antônio Sérgio de Souza Guetter (CEO da Copel).

Além dos painéis, o SENDI possui uma programação diversificada, com destaque para os trabalhos técnicos. A edição cearense contará com a apresentação de 274 trabalhos durante o evento. Os selecionados abordam temas relacionados às áreas técnicas, comerciais, institucionais e de inovação com intuito de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica. A maior quantidade de trabalhos inscritos foi na área de inovação, com o tema "Novos Modelos de Negócios e Tecnologia".

Antes mesmo da programação oficial começar, o SENDI terá dois pré-eventos importantes, focados em soluções para clientes e disseminação de práticas inovadoras. O primeiro deles é o Hackathon. O termo que resulta da combinação das palavras inglesas "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona). De domingo (18), as 8h até segunda (19), às 20h, empreendedores, visionários e apaixonados por tecnologia e inovação participam de uma maratona de programação para desenvolver soluções voltadas ao sistema elétrico. O hackathon é uma grande oportunidade de valorizar talentos e gerar propostas inovadoras e vem se tornando uma dinâmica de inovação aberta cada vez mais utilizada pelas empresas e aplicada em várias áreas do conhecimento.

Já no Rodeio Nacional de Eletricistas, ao invés de tentar permanecer em cima de um boi, os participantes buscam promover a segurança do trabalho e a inovação, disseminando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil. A disputa acontece de terça (20) a sexta (23) e coloca em prática a experiência diária de eletricistas de distribuidoras de todo o país de maneira emocionante e divertida. As equipes demonstram a realização da tarefa com destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.