RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 15:41

Cuidados com caminhão-pipa garantem o devido abastecimento de água
Negócio / O caminhão-pipa é um importante meio de transporte de água, seja ela potável ou não. Equipado com grandes reservatórios, ele permite um transporte seguro do produto e é fundamental para o abastecimento de regiões que sofrem com a estiagem. Outra função relevante é o controle da emissão de poeira de diversos espaços, sem contar na irrigação. Entre os cuidados necessários com o caminhão-pipa estão a necessidade de limpar e desinfetar o tanque, obrigatoriamente, uma vez ao mês. Em caso de mudança na fonte de abastecimento de água potável ou quando a água transportada apresentar contaminação e inconformidade, os procedimentos também devem ser realizados.

Para se ter uma noção da importância do abastecimento de água em determinadas regiões, segundo o Índice Integrado de seca (IIS), 150 municípios estão classificados com condição de seca severa, 224 com condição de seca extrema e 40 com condição de seca excepcional. Estes municípios estão localizados nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia. O ISS é divulgado mensalmente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e é fundamental para nortear políticas para as áreas prejudicadas, como a de levar água por intermédio do caminhão-pipa.

A Acflex , especializada em mangueiras e mangotes de borracha , reforça que a manutenção de um caminhão-pipa envolve não só os reparos mecânicos, como também a manutenção de todos os equipamentos utilizados para que a água chegue adequadamente ao destino final. "As mangueiras são essenciais, pois são as responsáveis por realizar o abastecimento ou serviço propriamente dito. Justamente por isso, a avaliação do perfeito estado de funcionamento deve ser contínua", orienta.

O tanque do caminhão-pipa, por comportar toda a água, deve ser higienizado com bastante cautela, de modo a evitar contaminação, já que na maior parte das vezes ela será utilizada para consumo. Essa limpeza, por sua vez, precisa ser feita esfregando as superfícies internas e tampas do tanque com escovão ou panos limpos. Sabão, detergente ou outros produtos de limpeza não devem ser utilizados em hipótese alguma e é preciso esvaziar completamente o tanque pelo acesso destinado ao descarte da água ou por meio de baldes e panos limpos. A desinfecção deve ser feita com solução a base de cloro e é indispensável o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como óculos de segurança incolor, máscara, luvas de látex ou PVC, botas e roupa adequada.

É inevitável que profissionais que atuam no ramo tenham ciência de que o caminhão-pipa deve transportar somente água potável e com a devida identificação de tal serviço. A abertura para enchimento deve ter tampa com borracha de vedação, bem como a torneira de saída de água do tanque, impedindo a entrada de insetos e outros bichos. A água que sobra da lavagem deve ser descartada por um acesso específico e que também precisa estar devidamente fechado. Se precaver de perfurações, vazamentos, amassados e ferrugem também faz parte dos cuidados. Todas essas medidas são importantes, pois a partir delas é possível evitar que a água transportada seja contaminada, causando graves prejuízos àquelas que dela farão uso.

Website: https://www.acflex.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.