RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 10:07

Com informação e preço ‘na palma da mão’, empresas conseguem bons negócios na compra e venda de automóveis
Negócio / Conseguir acessar rapidamente uma série de dados pode determinar o sucesso, ou o fracasso, de uma empresa em seu segmento. A quantidade de informações disponíveis na web não para de crescer e auxilia os empresários a tomarem as melhores decisões em diferentes áreas da companhia - incluindo a gestão de ativos automotores.

Essa é a nova realidade para as corporações que precisam comprar ou vender veículos para suas operações. Sem dados precisos sobre cada automóvel, é praticamente impossível fazer o levantamento do histórico e determinar o preço correto do bem, contribuindo para o gasto excessivo no setor.

Levantamento da McKinsey&Company, por exemplo, mostra que a crescente demanda por mobilidade e serviços voltados a dados pode incrementar até 30% a mais de receita em todo o setor de compra e venda de automóveis até 2030, com um crescimento médio anual de 4,4%.

"Cada carro possui um preço único. Determiná-lo a partir de informações disponíveis na internet e com poucos cliques deixou de ser fantasia. É algo real e que já fazemos com nossos clientes", explica Roberto Bottura, CEO da Checkprice.

A empresa desenvolveu um aplicativo que, começando apenas com uma foto da placa, gera todos os dados referentes ao carro, como multas e débitos, inspeções. Além disso, coleta mais algumas informações de avarias sobre o estado geral do veículo, o que auxilia o precificador embutido na solução a identificar o valor real de cada automóvel.

O objetivo do aplicativo é melhorar a definição de preços dos veículos. Atualmente, os principais parâmetros são as pesquisas que apontam o valor médio praticado no setor. A mais famosa é a Tabela FIPE, que não distingue as variações de modelos e versões existentes. A Molicar, por sua vez, traz mais informações, mas também não consegue avaliar cada carro individualmente.

Verificação de Quilometragem
O aplicativo foi criado para trazer maior transparência na avaliação de veículo seminovo. Um dos grandes problemas que prejudicam o bom negócio na venda está na adulteração da quilometragem. Isso porque, muitos utilizam desta prática ilegal para melhor avaliar seu veículo.

O aplicativo da Checkprice possui uma interface com web e faz a busca instantânea da quilometragem do veículo, de acordo com o último laudo de transferência realizado. Após esta checagem, o app mostra se a quilometragem atual está de acordo com a verificada no último laudo.

A base da Checkprice possui 98 milhões de placas cadastradas. O objetivo é mostrar que cada automóvel possui um preço específico - e sem nem mesmo ter que levá-lo a um avaliador. Os algoritmos utilizam as informações disponíveis, como idade, estado, quilometragem, manutenção, entre outros, para chegar ao valor considerado ideal.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.