RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 18:39

A importância do live streaming para a sua marca
Tecnologia / Recentemente, a emissora Esporte Interativo surpreendeu o mercado de comunicação ao anunciar o encerramento de seus canais na TV por assinatura para focar na transmissão de conteúdos nas redes sociais. A opção mexeu com o setor e não faltaram análises para avaliar o impacto dessa medida no futuro. O fato, porém, é que se o live streaming tornou-se uma alternativa interessante para uma emissora de televisão exibir seus conteúdos, também deve fazer parte do planejamento de marketing das empresas.

A transmissão ao vivo só é possível graças à evolução tecnológica e à popularização dos dispositivos móveis - posicionando-se como importante ferramenta de marketing. De acordo com pesquisa da Research and Markets, a indústria de live streaming deve faturar US$ 70 bilhões até 2021. Além disso, previsão da Cisco Forecast mostra que 80% do tráfego da Internet será realizado por vídeos no próximo ano.

O uso de streaming em campanhas de marketing não chega a ser uma tendência e integra as principais campanhas de empresas e agências de comunicação em todo o mundo. O Instagram, por exemplo, está deixando de ser uma rede social de foto para se transformar em uma de vídeo - e a criação do IGTV reforça essa visão. O conteúdo audiovisual, principalmente as transmissões ao vivo, possui um maior engajamento perante os consumidores. Não vai substituir a TV, mas é um complemento e uma nova forma de se comunicar e interagir. O público está convergindo para a tela dos smartphones e tablets.

É uma mudança de paradigma importante. Antigamente, para conseguir fazer um material de vídeo, as marcas precisavam recorrer a produtoras e dependiam de permissão do evento - conteúdo ao vivo só se a emissora de televisão tivesse interesse! Hoje, o live streaming tem valores bem mais em conta, com equipamentos mais simples e de fácil acesso. Isso permite que as empresas possam desenvolver projetos parecidos com uma Web TV para realizar ações audiovisuais - com a vantagem de ser divulgado para um público bem maior, com chances de fechar parcerias e possibilidade de encontrar patrocinadores.

Mas antes de sair gravando e publicando vídeos na internet, é preciso entender o seu público-alvo a fundo e saber onde ele está e o que ele quer ver. Para isso, é necessário ter uma estratégia bem definida. Questões como qualidade e o tipo de transmissão e a mensagem que o conteúdo vai passar devem ser definidas antes. Conte com uma agência parceira, que pensará em todo o planejamento e na estrutura tecnológica e resolverá problemas que possam eventualmente surgir durante a transmissão.

A evolução dos dispositivos móveis e da conectividade dos aparelhos faz com que os vídeos sejam a principal forma de divulgação dos conteúdos de uma marca - afinal, é melhor visualizar um produto em um meio audiovisual do que um texto pela tela pequena do celular. A possibilidade de fazer transmissão em tempo real, é a chance de ouro para impactar o público-alvo e aumentar o engajamento de sua marca.

*Ricardo Inforzato é diretor de Planejamento e Estratégia da agência de Marketing Pílula Criativa - pilulacriativa@nbpress.com.br
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