RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 13:24

A importância da gestão de pessoas em agências de comunicação
Negócio / Em linhas gerais, a gestão de pessoas envolve a construção, disseminação e manutenção da cultura organizacional. Na prática, trata-se de aperfeiçoar o que há de melhor nos colaboradores e identificar gaps visando a melhoria de processos.

Não por acaso, tal conceito tem ganhado força em agências de comunicação. Afinal, estamos falando de pessoas envolvidas na elaboração de serviços a partir de um pensamento criativo e estratégico.

Mas será que as agências estão, de fato, colocando em prática a gestão de pessoas em sua rotina? Recentemente, uma polêmica planilha veio a público: "Como é trabalhar aí 2.0" reúne relatos de profissionais sobre episódios de preconceito, machismo, atitudes autoritárias e outras práticas aparentemente comuns em agências espalhadas por todo o Brasil.

Daí para frente, é provável que muitas dessas queixas continuem ocorrendo no ambiente publicitário, sobretudo quando se trata de grandes capitais.

Só essas ocorrências já bastam para que a atenção de empresas criativas se voltem para questões essenciais como o foco em liderança, a determinação de processos bem definidos e a valorização dos profissionais.

Falando especificamente de liderança, fica claro o quão necessário é investir em ações para capacitar quem está à frente de uma agência. Reuniões 1-1, cursos de capacitação e a abertura para lidar com perfis e opiniões divergentes são práticas fundamentais para não cair em uma liderança defasada.

Como em qualquer outra empresa, a integração entre o time tem sido um assunto constante quando se fala em gestão de capital humano em agências. Nesse sentido, promover a troca de informações e o debate no ambiente de trabalho são opções para lidar com a diversidade e fazer com que os colaboradores se sintam valorizados.

Outro ponto importante envolve a construção de um ambiente acolhedor e agradável, o que compreende, obviamente, o espaço físico mas também a liberdade ofertada para que os profissionais se manifestem sobre práticas que não estejam em conformidade com os seus valores.

Investir em planos de carreira é outra forma de fidelizar os colaboradores e demonstrar que a agência valoriza o trabalho desempenhado por eles. Além disso, planos de carreira tornam as oportunidades mais claras, auxiliam na definição do escopo de treinamentos e direciona melhor os feedbacks.

Por falar em feedbacks, é indispensável que eles façam parte do dia a dia de qualquer empresa, sobretudo as que questão sob constante pressão. Há quem pense que os feedbacks se restringem a situações em que um colaborador não teve um bom desempenho, mas ele pode e deve fazer parte do reconhecimento por um bom trabalho, reforçando o senso de responsabilidade e indicando pontos de melhoria.

Um último ponto que ganha cada vez mais força concentra-se na organização de processos. Isso significa que, formalizando os processos entre os setores, a comunicação é unificada e, consequentemente, o desempenho da equipe é otimizado.

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