RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 11:07

Games, oficinas de vídeo e debate sobre empreendedorismo formam o cardápio de atrações da Ocupação Afro.Futurista, em Seabra
Games / Games, produção de vídeo com o celular e turismo. A princípio, estes três temas não caberiam num mesmo evento. Mas não é bem assim. Afinal de contas, vivemos em um mundo cada vez mais midiático e no qual as ferramentas da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) deixaram de ser um bicho de sete cabeças e já estão presentes em todas as etapas de nossas vidas. Nos dias 16 e 17 de outubro, quem passar pelo campus XXIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Seabra, poderá conhecer um pouco mais destes três universos, nas atividades gratuitas da Ocupação Afro.Futurista.

Desde sua primeira edição, realizada em agosto de 2017, em Salvador, os organizadores têm buscado situar a Ocupação como um espaço qualificado e plural para o debate de temas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e Economia Criativa, a partir do protagonismo de afro-brasileiros.

Uma das novidades neste ano é a ampliação do evento para outras duas cidades do Estado: Seabra e Irecê. "O conteúdo local é importante para que o projeto mantenha seu caráter inclusivo e de valorização dos saberes que formam os pilares de cada comunidade", destaca Ítala Herta, cofundadora da Holding Social Vale do Dendê, entidade que assina a realização do evento em parceria com o Instituto Mídia Étnica (IME). "Essa segunda edição da Ocupação vem para comprovar a relação positiva dos negros com a tecnologia, dando continuidade ao pioneirismo das ações realizadas pelo Instituto desde a sua fundação", ressalta Luciane Neves, diretora-executiva do IME.

As novidades em relação a 2017 não se limitam à interiorização da Ocupação. Além de shows musicais, workshops de tecnologia e rodas de bate papo, em cada cidade acontece uma etapa da Maratona de Tecnologia. Na edição de Salvador, a vencedora foi a equipe que desenvolveu o aplicativo (app) Traz Favela. A ambição dos jovens é criar um delivery de produtos (alimentos, por exemplo) fabricados por comerciantes baseados nas comunidades não atendidas pelos sistemas usuais de distribuição. A ideia é rodar o protótipo na periferia de Salvador e até no Rio de Janeiro.

O evento e a maratona contam com o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), através do Edital Década Estadual de Afrodescendentes. Além de participar dessa atividade, os moradores da região da Chapada Diamantina também poderão aprender bastante sobre o universo dos games. "O mercado de jogos é uma alternativa criativa e atraente de trabalho para jovens entre 18 e 24 anos", destaca o empreendedor Ricardo Silva, criador do Gamepólitan, empresa que integra a lista de startups do primeiro ciclo da Aceleradora Vale do Dendê.

Veja o que aconteceu de 9 a 11, em Salvador: .......


SERVIÇO:
Ocupação Afro.Futurista
Campus XXIII da UNEB (Seabra)
16 (terça-feira) e 17 (quarta-feira) de outubro
A partir das 10h
Entrada gratuita

HOLDING SOCIAL VALE DO DENDÊ
A Vale do Dendê tem como missão promover ecossistemas de inovação focados na diversidade e nas comunidades periféricas. Lançada em novembro de 2016, a empresa social comanda a Aceleradora Vale do Dendê, uma escola de inovação e uma consultoria, todos estes negócios estão instalados em sua sede pop-up no Shopping da Bahia, em Salvador.

Mais detalhes sobre o projeto, eventos, iniciativas e programação podem ser conferidos em nossas redes sociais:

Link da Ocupação: http://www.valedodende.org/ocupacao/
Instagram: @ocupacaoafro
Facebook: @ocupacaoafrofuturista

www.valedodende.org
Instagram: @valedodende
Facebook: @valedodende

INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA (IME)
Criado em Salvador (BA), em outubro de 2005, o Instituto de Mídia Étnica (IME) é uma organização da sociedade civil que realiza projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. Todos os nossos projetos e ações estão disponíveis em nossas redes sociais:

www.midiaetnica.com.br
Instagram: @midiaetnica
Facebook: @institutomidiaetnica

Informações para a imprensa:

Camila França (camilajfranca@gmail.com)
ZAP: (071) 9 8782 4685

Rosenildo Ferreira (Rosenildo.valedodende@gmail.com)
ZAP: (11) 9 8124 8348



Website: http://www.valedodende.org/ocupacao/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.