RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 14:22

Dez razões para você fazer uma certificação Financeira CPA-10 ou CPA-20
Negócio / A primeira e principal razão para um profissional bancário submeter-se a tirar sua certificação é a sua obrigatoriedade. A resolução CMN 3.158/2003 determina pela obrigatoriedade de fazer a todos que operam com produtos e serviços de investimento. É praticamente impossível fazer carreira em uma instituição financeira sem certificar-se.

A segunda razão é o desenvolvimento de novas competências. A busca por novos conhecimentos tem um enorme potencial de geração motivacional interna. É fundamental para o futuro sucesso profissional investir em si. Estudar para certificar-se é uma forma fantástica de alavancar novas competências, com benefícios mútuos, tanto para o crescimento sustentável da empresa como para o desenvolvimento do profissional.

O terceiro fator é buscar elevar a satisfação dos clientes e reduzir a quantidade de reclamações junto ao Banco Central do Brasil e/ou demais órgãos de controle. O mercado enxerga que o profissional certificado é a garantia de que ele domina os conteúdos necessários para que produtos e serviços sejam entregues aos clientes com alto valor agregado e excelente qualidade.

Para muitas empresas, as certificações têm peso superior a uma graduação universitária. O principal motivo para as certificações serem tão bem vistas é o fato que um funcionário certificado está bem mais preparado para desempenhar suas funções com um nível de desempenho superior. No mercado financeiro existe um fator determinante na hora de definir qual profissional vai se dar bem em uma vaga ou mesmo ser promovido: as certificações.

A quarta razão é incrementar a qualificação técnica para distinguir-se no mercado. Uma certificação profissional diferencia o profissional. Ser aprovado numa na prova de certificação, traduz para a empresa contratante que o colaborador possui um "diferencial de qualidade". Cada vez mais a certificação será um requisito essencial para fechar novos negócios. Os colaboradores desempenharão suas atividades de forma mais eficaz, os produtos e serviços serão entregues com maior qualidade e a empresa reduzirá seus custos com desperdícios, ações legais e retrabalho.

A quinta razão é que o funcionário deve atentar-se à fossilização das profissões e à extinção de cargos com características técnicas e rotinas repetitivas e sua permuta por cargos mistos que mesclem características técnicas e comerciais. A função de caixa executivo, por exemplo, está sendo transformada para "agente comercial", o que exige dos servidores novas habilidades para encarar os desafios de suas carreiras que apenas as certificações e o aprendizado contínuo poderão suprir.

A sexta razão é que as certificações profissionais ampliam a possibilidade de sobrevivência no emprego em momentos de grave crise econômica. Bancos foram afetados pela crise e estão reordenando suas estruturas salariais, porém, mantém os funcionários que atendam às suas expectativas para incrementar resultados.

A sétima razão é que uma certificação profissional é um passaporte para acessar o mercado de trabalho. Fazer uma certificação como CPA-10 é o primeiro passo para ingressar no mercado financeiro. É normal numa entrevista de emprego o Headhunter da empresa questionar sobre se o candidato possui certificações CPA 10, CPA 20 ou CEA Anbima.

A oitava razão é que certificação bancária é um diferencial nos processos seletivos pois os profissionais com maior quantidade de certificações tendem a levar vantagem e superar seus competidores. Profissionais certificados são mais produtivos e motivados por se sentirem estimulados ao ver os novos conhecimentos gerarem resultados imediatos.

A nona razão para certificar-se é o estímulo ao autoaperfeiçoamento. Possuir uma certificação profissional sugere que o funcionário tem conhecimentos sobre o setor que atua, é dedicado ao autoaprendizado e permanece constantemente atualizado. Isto acontece porque as certificações têm prazo de validade, o que obriga o funcionário a permanecer constantemente atualizado, impedindo de se estagnar profissionalmente.

A décima e última razão é o retorno financeiro. O Retorno financeiro acontece em médio e longo prazo com o incremento salarial e por outro lado possibilita reconhecimento profissional. A certificação profissional deve ser vista como um investimento com retorno financeiro no prazo apropriado.

Principais certificações da Anbima

A CPA-10 é voltada para empregados que atuam distribuindo produtos financeiros em agências de banco ou atendendo em plataformas.

A CPA-20 é voltada para profissionais que que trabalham distribuindo produtos financeiros para clientes de varejo da alta renda, private, corporate e investidores institucionais tanto em agências de banco ou em atendendo em plataformas.

A CEA - Anbima é voltada para os empregados que fornecem consultoria em investimentos podendo fazer indicação de produtos e/ou assessoram gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos.

A CGA - Certificação de Gestores ANBIMA é voltada para a certificação de operadores que atuam fazendo gestão de recursos de terceiros (geralmente em fundos de investimentos) e que têm alçada/poder para comprar e vender ativos financeiros.

Treinamento para certificações financeiras

A Pecúnia Educação Financeira é uma empresa focada em treinamento para certificações profissionais da ANBIMA, da ANCORD e Correspondentes Bancários. Possui uma equipe altamente capacitada e com experiência prática no mercado bancário.

Para mais informações, por favor, visite o site da Pecúnia Educação Financeira .

Website: https://pecuniaeducacaofinanceira.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.