RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 13:09

Militante recebe governador de São Paulo em encontro pela moradia na capital paulista
Imóveis /

O militante Emiliano Zapata participou de um encontro na Zona Leste de São Paulo que reuniu líderes locais e importantes do atual Governo do Estado, como o próprio governador Márcio França, além do secretário estadual de Habitação, Paulo César Matheus da Silva, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Humberto Schmidt, para discutir a respeito do déficit habitacional no Estado de São Paulo e firmar parcerias para a construção de novas unidades residenciais. 

O evento foi organizado pelo Movimento pela Moradia Leste II, o qual Emiliano faz parte, e que há mais de 30 anos vem lutando pelo direto à moradia, um grande problema enfrentado pela população da região leste da capital, que tem atualmente cerca de 14 mil famílias desabrigadas, segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo.

“Nós precisamos de pessoas que tenham compromisso com a nossa pauta, que é a luta pela casa própria”, afirma Emiliano Zapata. “Aqui na Zona Leste nós temos 4 milhões de habitantes, nós somos um gigante sem voz”, completa o jovem militante.

O governador Márcio França também falou sobre as dificuldades enfrentadas em relação à moradia, mas se comprometeu em criar soluções criativas para ajudar a combater o problema de habitação na capital paulista. “Eu vim aqui dizer que nós queremos ser parceiros agora e sempre. Contamos com vocês para nos ajudar a encontrar os espaços necessários, a fazer os investimentos necessários para construir novas habitações”, discursou ele enquanto se colocava à disposição para ouvir as reinvindicações da organização.

O Movimento pela Moradia Leste II, liderado também por Dalcides Neto, pai de Zapata, é uma importante organização na região, que visa promover a cidadania na comunidade. Ao longo dos seus 34 anos de história, fez diversas negociações com representantes políticos e, com isso, conquistou mais de 35 mil moradias. Este ano, conforme informou o secretário de habitação durante o evento, mais moradias serão construídas na região leste, pois já foi assinada a autorização para o início das construções de mais unidades, como o da Santa Genoveva 1, 2 e 3, além da do Tiradentes V.

O presidente da CDHU também reiterou a responsabilidade que terá com a luta de Emiliano e afirmou que está “trabalhando em função das pessoas que têm necessidade do órgão público”. Ele também informou à população que “a CDHU, além do papel habitacional, também tem uma função social muito forte e um olhar cada vez de voltar a conversar com os movimentos organizados para poder criar um programa específico de moradia”.

Paulistano que nasceu, estudou e cresceu em São Miguel Paulista, extremo da Zona Leste de São Paulo, Zapata sempre esteve ligado a ações sociais em prol da comunidade, especialmente pela questão do Direito à Moradia. O jovem ativista tem formação acadêmica em comunicação social e cinema, e tem essas modalidades trabalhadas com um objetivo de focar na relação de cada cidadão com a sociedade e seus direitos a favor de uma vida digna e melhor para o coletivo. Além disso, está engajado em ações relacionadas aos direitos dos animais e promove frequentemente movimentos em parceria com especialistas no segmento pet.



Website: http://www.emilianozapata.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.