RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 15:18

FENALE comemora 25 anos de lutas na defesa dos servidores legislativos e da Cidadania
Políticas / Jubileu de Prata, quem diria...

A FENALE comemora, em 22 de setembro, o 25º aniversário de sua fundação. Uma data realmente festiva, digna de muitas comemorações que culminarão com a Sessão Solene a realizar-se durante o XLI Encontro e 14º Congresso Nacional, em 27 de novembro, na Ilha da Magia, a querida Florianópolis.

Nestes últimos meses de mandato da Gestão "Consolidação das Conquistas", eleita em Campo Grande- MS, em 2015, é importante relembrar um pouco dessa trajetória muito rica.

Uma gestão que vem marcando a história da FENALE com muitas atividades associativas e sindicais que, pode-se afirmar, tem demonstrado força, união e muita luta em torno dos mesmos ideais: a defesa dos anseios e direitos da categoria, o fortalecimento do Legislativo e a defesa da Cidadania e da sociedade

E nada melhor do que relembrar um pouco da história da FENALE, neste momento de comemoração e muita reflexão ao completar 25 anos de existência

Fundada em Porto Alegre (RS), em 22 de setembro de 1993, como FENAL - Federação Nacional dos Sindicatos e Associações dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal, teve sua denominação alterada durante o VII Congresso em Campo Grande, em 2007, passando a denominar-se FENALE - Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal, em virtude da existência de uma federação com a mesma denominação.

A FENAL/FENALE foi criada para reagir e lutar da Constituição Cidadã de 1988, e trabalhou intensamente em defesa dos servidores nas reformas administrativa e previdenciárias em 1998 e 2003.

Nesse período, a FENALE aliou-se a muitas outras entidades de servidores públicos de todo o Brasil, mantendo vigílias no Congresso Nacional e realizando inúmeros atos públicos em defesa dos direitos dos servidores.

Em sua constante luta pelo fortalecimento do legislativo nacional, merece referência histórica a conquista, após muito empenho de seus dirigentes e entidades filiadas, do Registro Sindical do Ministério do Trabalho e Emprego em ato publicado no Diário Oficial da União de 29 de maio de 2015, o que veio legitimar a FENALE como única e exclusiva representante dos servidores do Poder Legislativo.

A FENALE conta hoje com 23 entidades filiadas e já realizou ao longo de sua trajetória, treze Congressos e quarenta Encontros Nacionais, além de outras atividades em todas as regiões do País, tendo organizado eventos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe

Além dessas iniciativas, realizou campanhas institucionais por Ética na Política; contra a Terceirização: a favor do Concurso Público em todos os órgãos da administração governamental, temas que, entre outros, são sempre reiterados nas "CARTAS" aprovadas em cada um dos Encontros ou Congressos e encaminhadas às autoridades de todos os níveis da administração pública, entidades civis organizadas e à sociedade.

Nos últimos anos, a FENALE tem procurado se posicionar nos grandes temas nacionais, manifestando-se sempre pela ética, contra a corrupção e participando, como protagonista, da fundação de entidades de representação classista como o MOSAP - Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas, a Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado - CONACATE, antiga CONFELEGIS em conjunto com outras Federações, além da criação, há três anos, da PÚBLICA - Central do Servidor Público.

Hoje a FENALE integra diversos movimentos pela valorização e em defesa dos servidores públicos e tem atuado vigorosamente em diversas frentes, participando de lutas e campanhas nacionais, como as que se desenrolaram recentemente contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016).

A FENALE está sempre se modernizando, dando ênfase à comunicação e às novas mídias, proporcionando a interação imediata de fatos relevantes no FENALE EM PAUTA, informativo virtual que divulga notícias das entidades filiadas; socializa mensagens através dos e-mails que constam do seu mailling, mantendo seus filiados, dirigentes, associados e ex-diretores, informados sobre tudo que seja do interesse dos servidores legislativos.

Com o objetivo de ser meio de convergência e de interação na divulgação de atos e fatos de interesse da categoria, a FENALE tem atuado também nas redes sociais, tendo começado com site, blog, Orkut e hoje também bastante presente no Instagram, Twitter e no Facebook, com um contato diário com parlamentares, centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, associações e servidores da sua base de atuação.

A atual Diretoria, como as anteriores, sempre atenta à alternância na condução dos destinos da FENALE, já tem agendada a eleição para o triênio 2018/2020, convicta de que os novos dirigentes preservarão os ideais da Federação, a continuidade das lutas em defesa intransigente da prestação de serviço público de qualidade, a preservação dos direitos dos servidores públicos e de que irá estruturar a entidade para o futuro, consolidando a atividade sindical, proporcionando debates que visem aprimorar seu trabalho em prol da sociedade brasileira.

João Moreira, presidente da FENALE, aproveita o ensejo "para prestar homenagem a todos aqueles que participam ou participaram das Diretorias da FENAL/FENALE e também àqueles que anonimamente se empenharam em levar e enaltecer o nome da Federação a todos os Estados Brasileiros nesses 25 anos de intensas atividades".

Por último, a entidade homenageia também com menção especial os ex-presidentes Trajano Gusmão (1993/1994), Edson Kusma (1994/1997), Nelson Menezes Florisbal (1997/2000), Francisco Raposo (2000/2006), Gaspar Bissolotti Neto (2009/2012) e João Moreira (2006/2009 - 2012/2018), em reconhecimento por seus trabalhos e dedicação, construindo a história da Federação.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.