RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 15:54

Músicas da tradição chinesa evocam paixão pela natureza em espetáculo gratuito
Arte e Entretenimento / O projeto Série Contemporânea, do Instituto CPFL, em Campinas, recebe no dia 22/09, sábado, às 20h, o concerto Paixão pela Natureza, uma viagem pelas melodias milenares chinesas e por peças transcritas para viola e harpa do repertório daquele país. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir da 19h.

O espetáculo será conduzido pela harpista argentina Soledad Yaya e o violista canadense de ascendência chinesa Peter Pas, casal de músicos que se conheceu tocando na OSESP. Soledad Yaya é solista de harpa na Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo e professora de harpa no Instituto Baccarelli. Peter Pas é solista de viola da OSESP, violista do Quarteto OSESP e professor de viola na Academia OSESP.

A música moderna chinesa mantém a milenar tradição de seguir um programa, ou pelo menos evocar uma atmosfera, um clima, um sentimento. Assim, são frequentes as alusões ao campo. E a música toma emprestadas, muitas vezes, melodias e canções do riquíssimo folclore.

Quando compõem para o violino (aqui transcrito para viola), muitos compositores imitam a sonoridade e a técnica do "erhu", tradicional instrumento chinês de duas cordas. Isso se traduz pelo uso muito mais frequente de glissandi em relação à música ocidental (a palavra glissando significa escorregar, deslizar; e é isso que fazem os instrumentistas ao deslizarem o dedo pela corda, num som contínuo).

O programa trará peças como a Pastoral de Sha Hankun, composta em 1953, e também obras que celebram as estações, a colheita, os vales, enfim: a paixão à natureza.

A Série Contemporânea, produzida pelo Grupo Sintonize, faz parte do programa Música Contemporânea, que é um dos mais tradicionais programas do Brasil dedicados à música do nosso tempo. É um espaço de exploração de possibilidades funcionais e sensoriais que desafiam os conceitos que dividem a canção popular da erudita no século 21.


Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, completa 15 anos de atividades em 2018 com a missão de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua.

As transmissões e o acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL são disponibilizados no YouTube, no site, no app institutocpflplay e no Facebook. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Além das atividades difundidas na TV e nas plataformas digitais, o Instituto CPFL, com sede em Campinas, amplia em 2018 o Circuito CPFL, projeto de abrangência nacional que promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos. Amplia também as ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em cerca de 100 municípios de cinco estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas.

Serviço:

Espetáculo Paixão pela Natureza
Com Soledad Yaya na harpa e Peter Pas na viola
Quando: 22/09/2018
Horário: 20h
Onde: Instituto CPFL, Sala Umuarama
Curadoria: João Marcos Coelho e Thais Nicolau
Produção: Grupo Sintonize



Website: http://www.institutocpfl.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.