RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 16:08

Audiovisual é tema de oficina da capacitação do + APAE Inclusão
Fotografia / Aprendizado sobre técnicas de iluminação e enquadramento, utilização do equipamento e noções básicas sobre softwares de edição são algumas temáticas ensinadas na oficina de Audiovisual do + APAE Inclusão, da APAE de Santo André. Aprovado no FUMCAD e sucesso no primeiro semestre do ano, o projeto possui o objetivo de ofertar possibilidades de empreendedorismo e empregabilidade para jovens com deficiência intelectual. As atividades da segunda fase iniciaram em agosto com 155 inscritos - sendo 20 matriculados na oficina Audiovisual.

Na oficina, os alunos irão desenvolver competências para entendimento, manuseio de equipamentos e processos no audiovisual. Professor do curso e jornalista, Marcos Antônio Gonçalvez destaca que a disciplina engloba fotografia, vídeo e áudio. "Inicialmente, eu falo sobre fotografia pois ela vem antes neste processo e, quando eu sei fotografar, gravar um vídeo fica mais fácil", comenta. Foram investidos cerca de seis mil reais na compra de equipamentos como câmera fotográfica, bateria extra, impressora e HD Externo.

Os estudantes aprendem a fotografar na prática com saída planejadas dentro da APAE de Santo André. "É importante sair do ambiente de sala de aula e ir ao pátio, à quadra, ao playground. A APAE promove saídas esporádicas. Semestre passado, por exemplo, nós fomos tirar fotos no Bombeiros e na TV Cultura. Os alunos sempre produzem a própria foto, eu só ajudo quando vejo que não lembrou de alguma coisa. Geralmente eles vão bem", explica Marcos.

De acordo com ele, a relação com o equipamento é tranquila, já que eles são jovens e estão antenados em tudo. "Isso é tão fácil para eles quanto para qualquer outro jovem desta idade", conta. Tampouco existe a dificuldade de aprendizado que às vezes se pensa por se tratar de alunos com deficiência intelectual. "Existe mais a dificuldade de relacionamento. Eles conversam e mexem no celular, mas em relação a isso nós vamos instruindo e puxando o gancho para um ambiente de trabalho, que é a nossa ideia aqui: capacitá-los para o mercado. Dizemos que não pode ser feito em aula e também não pode ser feito na empresa", diz.

MERCADO DE TRABALHO

Como um dos objetivos do + APAE Inclusão é a empregabilidade de pessoas com deficiência, Marcos conversa com os alunos sobre as possibilidades de mercado do Audiovisual. "Eu perguntei o que eles gostariam de ser na profissão. Uma disse que quer ser youtuber. Percebo que muitos alunos pegam a câmera e já têm intimidade, fazem foto com mais facilidade. Esses são possíveis talentos para a área. Eu vejo que a maioria leva jeito para a coisa", comemora.

As oficinas são destinadas a pessoas com deficiência intelectual entre 12 e 17 anos que residam em Santo André. Há programas de capacitação nas áreas de: Panificação, Audiovisual, Informática, Rotinas Administrativas, Artesanato e Corte e Costura. Outras 150 vagas serão oferecidas no segundo semestre do ano.


SERVIÇO
+ APAE Inclusão

Facebook: @maisapaeSA
http://apaesa.org.br/
Email: apaesa@apaesa.org.br
Telefone: (11) 4993-3550

O + APAE Inclusão é realizado através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e é apresentado pela Comgás. Possui o patrocínio de Arysta, Brasilcap, Cielo e copatrocínio de CVC, Capitale Energia, Cerâmica Atlas e Grupo Feital - Inox Tech.


Website: http://apaesa.org.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.