RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2015 - Horário 10:26

Equipamento possibilita maior grau de conforto e autonomia para comunicação de pessoas com deficiência
Tecnologia / Um dispositivo inovador está ajudando pessoas com deficiência em diversos graus a se comunicar. É o PENSO!, um acionador para acessibilidade digital com foco em proporcionar o maior grau de independência ao deficiente físico.

Desenvolvido pela Olivas Acessibilidade digital, o dispositivo eletrônico PENSO!, por meio da pressão exercida em uma bolsa de ar, é capaz de capturar o movimento do deficiente físico e transformá-lo em sinal sonoro e também interagir com o computador de forma simples, simulando o apertar de uma tecla. A diferença entre este e outros dispositivos do mercado é que é totalmente configurável ao usuário, tanto ergonomicamente quanto ao nível de estímulo físico.

Isso significa que mesmo uma pessoa com pouquíssimo movimento em seu corpo pode utilizá-lo, pois tendo o formato de uma almofadinha, pode encaixar-se em qualquer parte do corpo em que a pessoa tenha mais mobilidade.

Ainda, como a disposição física pode variar, é possível calibrar o aparelho para receber mais ou menos pressão do movimento do deficiente, uma inovação ao que já existe: se uma pessoa deficiente acorda menos disposta, com os aparelhos rígidos que existem atualmente isso não é possível, já que eles só funcionam com o mesmo nível de pressão.

"Um amigo procurava uma forma de inclusão digital para uma pessoa tetraplégica, após testar muitas alternativas disponíveis no mercado e não ter encontrado nenhuma solução satisfatória para capturar os movimentos da pessoa em questão. Foi então que surgiu o PENSO!", explica Felipe Bombacini, diretor de projetos da Olivas Acessibilidade Digital.

O equipamento é dividido em 3 partes:

1) BOLSA DE AR: É através dela que os pacientes exercem o movimento que será usado como acionamento.

2) SENSOR SE PRESSÃO: É o componente eletrônico que tem a capacidade de medir a pressão exercida em atuação ou em repouso.

3) DISPOSITIVO ELETRÔNICO: É o equipamento que possibilita entender as informações do sensor de pressão e tomar as atitudes desejadas, como a calibração. A pressão de repouso é medida. E no momento que é colocada a pressão de ativação, é possível entender a variação, que irá caracterizar um estímulo de ação, e a partir disso disparar sons e interação com o computador para as ações desejadas.

Financiamento coletivo

O dispositivo ganha neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma campanha de financiamento coletivo no portal Kickante. Acessando a campanha, é possível fazer doações simples, de R$20,00 ou mais, ou adquirir o aparelho.

Para colaborar com a campanha, acesse: http://www.kickante.com.br/campanhas/olivas-acessibilidade-digital

Assista ao vídeo da campanha https://www.youtube.com/watch?v=VtWo1C8Hcyk&feature=youtu.be

Imagens na página do Facebook https://www.facebook.com/Olivas-Acessibilidade-Digital-1625188487741054/?fref=ts


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.