RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 17:43

Percepções sobre a economia e a presença estrangeira na Etiópia são destaque em exposição fotográfica na FESPSP
Educação / A empreitada chinesa na África chegou na Etiópia e seus impactos na economia do país são vistos na paisagem local e na rotina da milenar cultura etíope. Em uma pesquisa sobre a geração que representa o teórico futuro do capitalismo etíope e sua confiança na economia local, a socióloga Sofia Cherto Silveira, formada pela FESPSP e mestranda do curso de Estudos de Mídia na The New School, em Nova Iorque, registrou etnograficamente os relances do impacto da presença estrangeira na Etiópia, o que pode ser conferido em sua exposição "Percursos de pesquisa: do Brasil à Etiópia", que começará no dia 23 de agosto de 2018, na FESPSP.

A abertura será às 18h30 da quinta-feira 23 de agosto. No mesmo dia, às 11h30 e às 18h, a socióloga participará de rodas de conversa sobre as fotografias e os relatos de sua pesquisa. As obras ficarão expostas até o dia 6 de setembro.

"São imagens que se relacionam de alguma maneira com as várias questões levantas pelos entrevistados durante a minha pesquisa. Com minha câmera, pude explorar etnograficamente o meu entorno e fazer das fotos parte do meu processo de pesquisa", explica Sofia, que apresenta 21 de suas fotos na exposição.

Os registros foram feitos em parceira com a M2Lab e a Milano School of Public Engagement, na Universidade The New School, em Nova Iorque - onde a socióloga reside. Foram entrevistados 157 alunos dos cursos de administração do instituto privado YOM Institute of Economic Development, ao longo de 53 dias na Etiópia.

Serviço
Exposição - Percursos de pesquisa: do Brasil à Etiópia
Local: Campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque - São Paulo/SP).
Abertura: 23 de agosto de 2018, às 18h30.
Rodas de conversa: 23 de agosto - às 11h30 às 18h.
Em cartaz: de 23 de agosto a 6 de setembro.
Expositor: Sofia Cherto Silveira

Sobre a expositora
Formada na FESPSP em dezembro de 2017. Cursou produção cultural e ciências sociais ao mesmo tempo, sempre procurando entrecortes da sociologia com o cinema. Trabalha com audiovisual. Faz mestrado em Estudos de Mídia na The New School, em Nova Iorque, e trabalha no M2Lab - um instituto de pesquisa sobre migração e mídia. Investiga percepções sobre o Sul Global e seus efeitos nas realidades de cidadãos espalhados pelo globo.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 85 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP
Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br

Website: http://www.fespsp.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.