RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 10:07

Levantamento indica melhores épocas para compra de diferentes insumos
Economia / O impacto dos insumos no custo total de produção agrícola vem subindo nos últimos anos, puxado principalmente pelo aumento no uso de fertilizantes e produtos fitossanitários. Levantamento do Pecege Projetos considerou preços de quatro insumos - corretivo, fertilizante, herbicida e inseticida - no Estado de São Paulo para indicar meses com maior probabilidade de alta ou baixa nos produtos. Os dados se baseiam em pesquisas mensais efetuadas com distribuidores.

"Identificar o melhor momento de compra de insumos é de suma importância para a saúde dos negócios, principalmente porque eles sofrem grandes oscilações de preço ao longo do ano", comenta João Moraes, pesquisador do Pecege Projetos.

No caso dos fertilizantes, a análise contemplou a ureia, que é utilizada em sua forma simples ou em formulações nas mais diversas culturas. O produto sofre forte oscilação ao longo do ano, com pico entre julho e outubro, e baixa nos meses de junho, dezembro e fevereiro.

Já com o calcário, utilizado principalmente como corretivo de solo, os preços tendem a subir entre outubro e fevereiro - meses de maior precipitação e quando o insumo é normalmente mais utilizado. Os menores valores são observados entre abril e agosto.

Entre os herbicidas, o levantamento mapeou o comportamento de preços do glifosato - produto relativamente barato e muito utilizado em várias culturas. As variações são pequenas ao longo do ano, porém, os preços tendem a ser mais altos entre junho e novembro e mais baixos de dezembro a março.

Usado para controle de insetos, o fipronil tem oscilação de preços mais acentuada, com alta de setembro a fevereiro e baixa entre março e agosto.

Impacto nos custos de produção

O impacto dos insumos em geral no total dos custos de produção da cana-de-açúcar subiu 34% nos últimos dez anos, segundo levantamentos do Pecege Projetos. O índice saltou de 22,7% para 30,5% no período analisado, conforme pesquisa efetuada com produtores independentes da região Centro-Sul.

Sobre o Pecege Projetos

Pecege Projetos é o núcleo do Pecege que se dedica à assessoria técnica e pesquisa aplicada, desenvolvendo projetos nas áreas de economia, finanças e gestão, especificamente, para as cadeias do agronegócio brasileiro. Realiza desde 2007 o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil, apoiado pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul). Saiba mais em pecege.com.

O conteúdo dessa análise feita pelo Pecege Projetos pode ser acessado no YouTube: https://bit.ly/2OE51Mo



Website: http://www.pecege.com
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.