RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 10:43

Instituição educacional prioriza ação social como complemento ao currículo e ganha notoriedade no nordeste
Educação /

Com pedágios solidários, grupos formados por jovens de Recife, se reúnem para participar de provas que desafiam seu poder de mobilização e promovem campanha de arrecadação e doação de alimentos para instituições sociais em Pernambuco. As ações envolvem os gincaneiros por meio de práticas culturais e provas de cunho filantrópico e ainda tem o compromisso de gerar conteúdo de formação de valores na escola.

A Enjoy Inglês profissionalizante agrega em seu currículo, além do ensino de idioma, baseado em metodologia inovadora, ações que gera em seus alunos o compromisso social. Educadores e colaboradores se unem aos alunos para criar um programa de atenção humanizado que inclui a tarefa de arrecadação espontânea de alimentos, roupas e materiais de limpeza.

“O legal da gincana é que a gente começa brincando e depois tá levando tão a sério que não consegue parar mais. Saber que outras pessoas com mais necessidade que nós, vão aproveitar é muito bom”, declara  Marcello da Silva de 17 anos.

Para o Coordenador Pedagógico da Enjoy, Rafael Henrique, foi mais de mil jovens empenhados no projeto. “Para esses jovens a possibilidade de participar de uma ação social é muito importante pra sua formação humana. Somos uma escola que se preocupa muito mais que com conteúdo, queremos formar cidadãos para a vida, essa é nossa missão.” Os alimentos, roupas e produtos arrecadados foram entregues para duas instituições: Lar do Neném, instituição de resgate de crianças em situação de vulnerabilidade social e risco a mais de 40 anos e o abrigo Cristo Redentor, instituição de assistência a idosos, todas aprovadas pelo conselho de professores e alunos que pesquisaram e escolham a partir de rigorosa avaliação.

Os alunos ficaram eufóricos neste dia 13 de Julho, formaram um pelotão de mobilização para distribuir os produtos arrecadados. Cada grupo trabalhou dentro de estratégias criadas como lição de marketing social e o resultado é muito mais do que o esperado.

Para Sandraque Aurélio de 18 anos o que viveram é uma lição que serve pra eles e pra seus familiares, que de certa forma, também estiveram presentes no processo. “Nós estamos aqui em formação para o mercado de trabalho e essa oportunidade de contribuir com a comunidade nos prepara pra vida. Hoje as empresas que tem responsabilidade social estão em outro patamar e se nós seremos os futuros profissionais dessas empresas, precisamos saber disso como isso funciona.”

Esses jovens estão inseridos em um cenário que poderia ser desanimador. Segundo dados de pesquisa apresentada pela Fundação Abrinq no primeiro semestre de 2018, estado de Pernambuco tem o quinto pior percentual de infância e adolescência até 14 anos, exposta a pobreza no Brasil: 60,5%. Das 1.075 favelas do Estado, 1.046 ficam nos 14 municípios da Região Metropolitana. Desse total, 969 localizam-se em apenas cinco cidades: Recife (40%), Jaboatão dos Guararapes (26%), Olinda (10%), Cabo de Santo Agostinho (10%) e Paulista (5%). Atualmente, Jaboatão dos Guararapes, onde a escola possui uma unidade, apresenta um total de 62.959 famílias beneficiárias do Bolsa Família.

As instituições Sociais são hoje instrumentos que ajudam a regular as ações humanas, tem muita gente que deseja ajudar, mas não sabe como. Essas organizações sociais trabalham em uma relação de interpendência, ou seja, não conseguem trabalhar sozinhas e o apoio da comunidade é sempre muito bem vindo.

Segundo Ana Maria, diretora administrativa do Lar do Neném a instituição depende das doações recebidas para prestar um serviço de qualidade para seus internos, “Pessoas, organizações e empresas veem o serviço social que prestamos a comunidade e resolvem ajudar e é assim que a maior parte do subsídio é arrecado.”

A iniciativa da Escola Enjoy Inglês Profissionalizante que movimentou seus alunos em prol dessa campanha, conecta dois pontos importantes: a necessidade de milhares de pessoas que precisam de agasalhos em tempos mais frios, de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal e, por outro lado, a necessidade de envolvimento desses jovens que parecem assumir uma nova condição nesse estado de desafio social.

Quando se olha para os jovens na atualidade busca-se encontrar respostas diferentes do que comumente se ouve. Dizem que eles não têm foco, não se responsabilizam por questões sociais e que são egoístas e só pensam em videogames e redes sociais.  Para o Psicólogo Oswald Siqueira, especialista em comportamento adolescente, os jovens possuem um grande potencial adormecido e estão em busca de ações que façam sentido de verdade.  “Precisamos refletir sobre essa visão de que a adolescência é algo que precisamos tolerar, essa visão é limitada e limitante. Quando damos oportunidade, eles se engajam se comprometem e nos provam o contrário, eles só querem testar os limites, tem paixão por explorar e pra eles o desconhecido é excitante.”

Resultados desse processo foram as toneladas de alimentos arrecadas pelos grupos nas gincanas sociais; jovens imbuídos de sentimento de compartilhamento, escola satisfeita com seu papel de mobilizadora, instituições agradecidas pelos produtos que amenizam suas dificuldades no dia a dia e uma comunidade que recebe tudo com satisfação, pois em um país com tão poucas oportunidades tudo isso é um presente muito bem vindo.

Empresas e instituições escolares entendem que o compromisso com a responsabilidade social é uma necessidade para os dias atuais, ações que deem sentido e acionem o olhar para os que estão ao redor, pode ser a centelha que falta para ações de sucesso como essa executada pela Escola de Recife, unidade da Enjoy Franchising Brasil.

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.