RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2018 - Horário 10:55

Impressoras vulneráveis geram risco a segurança de dados em empresas
Tecnologia / Em 2017 o site de notícias The Intercept divulgou documentos confidenciais da NSA (Agência de Segurança Nacional Norte-Americana) sobre uma possível interferência russa na eleição presidencial norte-americana de 2016. Em apenas algumas horas após a publicação o FBI foi capaz de identificar a responsável pelo vazamento de informações. Como? Graças a função de segurança da impressora utilizada, que inclui pontos praticamente imperceptíveis no papel, que permite identificar data, hora e número de série do equipamento. Bastou apenas cruzar os dados com as informações de um software de gerenciamento de impressão, e foi possível localizar a culpada.

Pode parecer algo exclusivo das agências de espionagem mas, na verdade, essas tecnologias de segurança de dados estão disponíveis em grande parte das impressoras e multifuncionais profissionais disponíveis no mercado. O problema é que a imensa parte dos usuários não compreendem a importância da impressão segura dentro do ambiente de trabalho.

O risco mais comum quanto a segurança dos dados está na vulnerabilidade dos documentos "em trânsito". Por exemplo, é comum em pequenas e médias empresas que diferentes setores compartilhem da mesma impressora. Um funcionário pode enviar, de seu computador, um documento importante para impressão, que deverá ser retirado no equipamento, nem sempre próximo. Nesse intervalo entre enviar um arquivo e retirar a impressão, informações sigilosas sobre as finanças ou recursos humanos da empresa estão vulneráveis, fáceis de serem interceptados por pessoas não-autorizadas.

Segundo Adriana Maia especialista da Impressora.com , a solução para esse problema está no chamado "pull printing", em que o arquivo fica retido no servidor da empresa e será impresso apenas quando o usuário estiver em frente à impressora, após identificação pessoal, via senha de acesso ou NFC. Também é necessário ficar atento ao posterior descarte de documentos, de preferência com o auxílio de uma fragmentadora de papel.

Outro risco está na maior facilidade de acesso à rede empresarial a partir da impressora, já que ela não é devidamente configurada para evitar invasões de hackers e malware. Acessando uma impressora conectada a rede, um hacker pode passar sem problemas pelos firewalls e acessar os dados de todos os computadores conectados. Adriana alerta que diversos softwares e soluções já estão disponíveis para todos os usuários, mas ainda é necessário que os profissionais de TI deem maior atenção para segurança dos dispositivos de impressão.

Fato é que o gerenciamento correto de impressão e maior proteção da impressora dentro de uma rede compartilhada são indispensáveis para a segurança de todos os dados dentro de uma empresa, e não podem ser deixados de lado. Você está seguro?

Website: https://www.impressora.com.br/impressoras-profissionais
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.