RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2018 - Horário 11:19

Modelo de negócio: coworking favorece o desenvolvimento da empresa
Negócio / Os nichos de mercado têm se expandido dia a dia e junto deles novos modelos de negócio. A facilidade para a abertura de empresas e o dinamismo presente nas corporações, administradas cada vez mais por jovens, permite uma rotina mais flexível, como o trabalho home office ou mesmo os escritórios compartilhados, conhecidos como coworking. Essas facilidades podem contribuir para o processo criativo, favorecendo o desenvolvimento do trabalho, além de ser uma alternativa para casos em que montar um escritório ainda é inviável.

O coworking nada mais é do que um ambiente de trabalho compartilhado. Principalmente para as empresas que estão no início, fazer uso desses espaços é fundamental para trocar experiência e começar a se consolidar no mercado. Mesmo estando em contato com empresas de outros ramos, é justamente essa variedade de ideias que pode contribuir e explorar a criatividade, importante no processo de criação de novas estratégias para se diferenciar no ramo em que atua. Além disso, embora tenha um custo mensal, ele é bem inferior ao do aluguel de uma sala comercial, criando possibilidades aos profissionais freelancers, autônomos e pequenos negócios.

Toda a infraestrutura de um coworking precisa ser construída a partir do objetivo de proporcionar um espaço que permita a troca de ideias e experiências, como explica a Wnez , especializada em planejamento e instalação de escritórios : "A implantação de um espaço corporativo como esse, requer um planejamento diferenciado do que os pensados para empresas específicas, uma vez que deve atender uma grande gama de profissionais, que atuam em diferentes segmentos", conta a empresa que pontua ainda a necessidade do projeto estar embasado no aumento da produtividade e otimização do espaço.

A partir do networking estabelecido podem surgir parcerias, novos negócios ou mesmo a indicação de clientes. Outra vantagem é ter um local para reunião com os interessados nos serviços, bem como a possibilidade de ampliar e agregar funcionários à equipe, por exemplo, o que seria muito mais difícil de ser consolidado caso o empreendedor estivesse preso ao home office. A estrutura já está montada, basta adaptar de acordo com a necessidade.

Essa ideia de coworking surgiu justamente como uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, criando novas oportunidades. O número de adeptos desse modelo de negócio cresce a cada dia, aumentando consequentemente a quantidade de profissionais autônomos, uma vez que eles se sentem incentivados a se lançar no mercado. Com esse espaço, é possível sair do ambiente habitual e desenvolver os projetos a partir de novas perspectivas, a partir de tudo o que foi conversado entre os coworkers, nome dado aos que compartilham desse espaço.

Antes de adotar um novo local para implantação do escritório profissional é importante ponderar os prós e os contras. Sobretudo, uma das questões positivas do coworking é a maior possibilidade de concentração, o aumento da produtividade por meio do networking, além da utilização de uma infraestrutura já consolidada e pronta para se adequar ao que for necessário. Para tanto, é preciso que o profissional esteja aberto a esse tipo de negócio e se permita compartilhar novas experiências.


Website: http://www.wnez.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.