RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2018 - Horário 16:29

Alunos das oficinas do + APAE Inclusão estão prontos para o mercado de trabalho
Emprego / Afinidade com a profissão. Desenvolvimento de habilidades. Adaptação para o mercado de trabalho. Estes são os principais resultados alcançados pelos 76 alunos do + APAE Inclusão, projeto de empregabilidade da APAE de Santo André. É o que apontam os oficineiros do programas de capacitação gratuitos, que foram ofertados no primeiro semestre do ano.

Aprovado no FUMCAD de Santo André, o projeto oferece oficinas de capacitação nas áreas de Panificação, Audiovisual, Informática, Rotinas Administrativas, Artesanato e Corte e Costura. As vagas são destinadas a pessoas com deficiência intelectual entre 12 e 17 anos. "Esse projeto coloca a APAE em um patamar de grande visualização na comunidade. Sua efetivação se dará na medida que cada oficina oferecerá aos jovens de todas as possibilidades de aprender, vivenciar e construir. Um aprendizado que o fará capaz de ingressar no mundo do trabalho", destaca a diretora escolar da APAE Santo André, Valéria Barral.


OFICINAS

Para os professores da oficina de Audiovisual, Leonardo Freitas e Marcos Antônio Gonçalvez o principal benefício do programa está em aflorar o gosto pela profissão e encaixar os alunos no mercado. Na ementa da disciplina está previsto o desenvolvimento de competências, mesmo que básicas para entendimento, manuseio de equipamentos e processos de fotografia e vídeo. "Alguns alunos demonstraram talento para um segundo passo, que seria uma intensificação nos mais diversos ramos do audiovisual", comemoraram. O programa de capacitação é o que possui mais alunos inscritos: 26 em duas turmas.

O talento demonstrado pelos alunos também foi notado pela professora da oficina de Corte e Costura, Eva Soares. "Eles são muito interessados e possuem curiosidade em criar peças novas. Uns têm mais facilidade com a máquina e outros com costura à mão", comenta. O conhecimento da máquina de costura, os diversos tipos de pontos e o aprendizado em barrados, customização e consertos são tópicos da ementa da oficina. Além disso, a professora entregou um kit de costura para cada aluno, para que pudessem treinar em casa.

Para o técnico em alimentos e professor da oficina de Panificação Glauco Felipe Borsaro, o desafio está em tentar passar conhecimento de maneiras diferentes, adaptando o conteúdo para cada aluno. "A oficina é uma apresentação da profissão. Os alunos querem fazer os produtos e têm interesse em continuar o aprendizado", diz. Nas aulas, são feitas duas formulações em que os alunos pesam os ingredientes, respondem o porquê de usarem os ingredientes, preparam os produtos manualmente ou com batedeira/ masseira, dividem, modelam e assam os produtos.

SERVIÇO

Oficinas de capacitação gratuitas para Santo André - 2º semestre do ano
Inscrições pessoalmente na Secretaria da APAE até 17.08
Horário de atendimento: 8h às 11h e 13h às 16h
Endereço: Rua Silveiras, 76, Vila Guiomar, Santo André

Telefone: (11) 4993-3550
Email: apaesa@apaesa.org.br
Facebook: @maisapaeSA
http://apaesa.org.br/
Email: apaesa@apaesa.org.br


O + APAE Inclusão é realizado através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e é apresentado pela Comgás. Possui o patrocínio de Arysta, Brasilcap, Cielo e co-patrocínio de CVC, Capitale Energia, Cerâmica Atlas e Grupo Feital - Inox Tech.



Website: http://apaesa.org.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.