RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2018 - Horário 12:59

Vale a pena ser um empreendedor no Brasil?
Negócio / Uma pesquisa do Instituto Data Popular realizada em 140 cidades do Brasil apontou que, entre as pessoas que manifestaram interesse em se tornar empreendedores, 78% já estão se preparando para abrir o próprio negócio, seja pesquisando a área de atuação, estudando ou guardando dinheiro para investir. Além disso, considerando todas as pessoas que querem ser donas do próprio negócio, 54% têm entre 18 e 35 anos, o que indica que os mais jovens continuam alimentando o sonho do empreendedorismo.

A possibilidade de ter mais liberdade e autonomia, deixar de ser empregado para se tornar patrão e, claro, o desejo pelo sucesso financeiro, são os principais fatores que estimulam os brasileiros a buscarem os seus objetivos como empreendedores. Entretanto, o Brasil tem passado por momentos de dificuldade nas esferas política e econômica, gerando muita instabilidade em ambos os aspectos e promovendo uma sensação de insegurança no que diz respeito a assumir riscos, principalmente no mundo dos negócios.

Logo, alguns brasileiros tendem a enxergar a situação como um dilema e se questionam se realmente vale a pena se tornar um empreendedor diante do atual cenário nacional. "Nosso país vive uma situação delicada. Mesmo mostrando alguns tímidos sinais de recuperação, nós sabemos que a realidade do Brasil é bastante complicada, ainda mais para quem tem altas expectativas como empreendedor", comenta Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi , de São Paulo. Algumas reflexões, entretanto, podem auxiliar na tomada de decisão:

1) Entender o próprio perfil de empreendedor

"Conhece-te a ti mesmo". O pensamento difundido pelo filósofo grego Sócrates há séculos fala sobre a importância do autoconhecimento, tão subestimado por alguns. Diante de tanta comunicação midiática e de grandes exemplos de empreendedorismo entre os próprios brasileiros, como Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, e Carlos Wizard, da escola de idiomas Wizard, foi construído no imaginário de parte da população do país o ideal de que o êxito só é possível através do empreendedorismo.

É excelente que haja referenciais como esses grandes nomes, porque eles ajudam a estimular e a inspirar milhares de pessoas que possuem a mesma ambição. No entanto, antes de se arriscar no mundo dos negócios, o potencial empreendedor precisa se questionar se ele está escolhendo o caminho do empreendedorismo porque ele realmente o deseja, ou se as circunstâncias e pessoas ao seu redor é que o estão influenciando a tomar tal decisão.

2) Empreender é uma mudança de vida

A imagem que se vende do empreendedorismo é a do empresário que comanda seus próprios horários e prospera rapidamente. A realidade, no entanto, é um pouco mais dura. O empreendedor precisa ter força, determinação, foco e resiliência. Sem essas características, talvez ele não consiga lidar com a tomada de decisões difíceis, que influenciam não apenas a sua vida, mas a de seus possíveis funcionários. "Cada dia traz um novo desafio para um empreendedor, que precisa manter tudo funcionando para que nem os negócios nem as pessoas que dependem deles sejam prejudicados, mas a sensação de ver as coisas se encaixando compensa cada segundo de esforço", acrescenta Eskenazi.

3) Esteja no lugar certo e na hora certa

O empreendedor não pode ter medo de ousar, mas deve ficar sempre atento para não assumir riscos desnecessários. Estatísticas mostram que, mesmo em período de crise econômica, os números do empreendedorismo no Brasil cresceram mais do que o esperado. Em parte porque muitas pessoas ficaram desempregadas e sem alternativas de renda, mas também porque os momentos de crise servem como estímulos para ampliar a visão e enxergar novas possibilidades.

Uma das principais qualidades de um empreendedor - se não a mais importante delas - é a sua capacidade de percepção em relação ao contexto em que ele está inserido. Dessa forma, ele é capaz de extrair algo positivo de cada situação, mesmo as mais desfavoráveis. Na pior das hipóteses, certamente ele terá aprendido boas lições.

Conheça a Eskenazi

Há mais de seis décadas com presença forte no mercado gráfico brasileiro, a Gráfica Eskenazi tem sede em São Paulo e oferece frete grátis para todo o território nacional através da sua gráfica online .

Além disso, a gráfica oferece um kit de amostras gratuitas, contendo flyers , artão de visitas , folders , panfletos , entre outros.

Para conhecer mais sobre os produtos e serviços da Eskenazi, acesse www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.