RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2018 - Horário 10:45

Série Contemporânea realiza concertos gratuitos em Campinas
Arte e Entretenimento / O projeto Série contemporânea realizou, durante o primeiro semestre de 2018, dois concertos no Auditório Umuarama, no Instituto CPFL, na cidade de Campinas (SP) e continuará com mais cinco concertos focando na música atual a partir de agosto. As apresentações da série exploraram amor por um instrumento; a paixão pela dança; e o delírio de cantar o amor em todas as suas formas. Há onze anos, este projeto realiza uma programação regular.

Em 2018, o projeto teve como objetivo ampliar o espaço para conhecimento do trabalho de artistas de todo o Brasil e do exterior e proporcionar ao público do interior do estado de São Paulo apresentações de alto nível técnico e artístico. Em maio, a clarinetista Paula Pires fez a estreia brasileira de "Harlekin" provavelmente a mais ambiciosa peça solo para seu instrumento, que ocupa sozinha um concerto inteiro. E seguindo todas as prescrições de seu compositor, o alemão Karlheinz Stockhausen, como maquiagem e figurino especial do conhecidíssimo personagem da commedia dell"arte italiana do século 15, além de iluminação especial.

No mês de junho, a soprano Manuela Freua, acompanhada apenas de uma flauta, percorreu senão todas, a maioria das formas de amor - sentimento que, afinal, move o mundo. Para iniciar os concertos da série no segundo semestre, o Duo Afluências, de Recife com Pedro Huff e Paula Bujes, apresentará gêneros musicais brasileiros como o choro, o frevo, o coco, o aboio, o caboclinhos, e o maracatu, entre outros, por meio de um repertório cheio de criatividade e energia.

Além das apresentações ao vivo, também foi feita a captação audiovisual completa dos concertos, com intuito de colaborar para a documentação e acervo de patrimônio imaterial da cultura atual.

CONTRAPARTIDA SOCIAL

Para potencializar o impacto do projeto e levar a música e a arte ao cotidiano da população, além dos concertos no Instituto CPFL, o projeto inclui duas intervenções artísticas gratuitas em espaços públicos a partir de agosto. O objetivo é possibilitar mais oportunidades para que a comunidade conheça a música de hoje, adaptando a arte ao dinamismo da vida moderna e levando a música diretamente ao dia a dia das pessoas.

O projeto conta com a realização do Grupo Sintonize, com o apoio do Instituto CPFL e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB).



Website: http://www.institutocpfl.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.