RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2018 - Horário 16:30

6 Formas que mostram como a Inteligência Artificial tem sido inovadora para mundo marketing digital
Tecnologia /

Provavelmente já se ouviu falar sobre Inteligência Artificial nos filmes e em artigos de ficção científica, e isto esta cada vez mais próximo da nossa realidade.  Algum tempo atrás, quando se falava em inteligência artificial imediatamente pensávamos naqueles filmes futuristas, com tecnologias que até hoje parecem impossíveis. Cada vez mais inteligência artificial tem sido sutilmente introduzida no cotidiano, por meio de algoritmos, pesquisas, interpretação de dados e pela análise comportamental.

Pelas infinitas possibilidades que esse tipo de tecnologia traz, ela tem recebido atenção de diversas indústrias, incluindo a de marketing digital. E como inteligência artificial e marketing tem andado cada vez mais lado a lado, o que se deve esperar? Como que esta união afeta o dia a dia de empresas que utilizam marketing digital?

Para que este assunto não fique abstrato demais, podemos começar com a sua definição: Inteligência artificial (artificial intelligence - A.I., em inglês) é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.   O objetivo central das pesquisas relacionadas a inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam "pensar" exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Utilizar a IA na rotina de uma empresa ainda requer um alto nível de inteligência humana em sua aplicação, como classificações, catalogação, tomada de decisões e reconhecimento visual e de voz, pois as máquinas ainda não são capazes de distinguir muitas informações e percepções humanas.

“Para as empresas, o uso de IA não é uma opção futurista, mas uma realidade que pode ser decisiva em termos de competitividade, comenta Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br) e ela ainda complementa “com IA  permite que as empresas entendam melhor o cliente, analisem os dados disponíveis e criem experiências cruzando diversas informações em uma única ferramenta”.

De acordo com pesquisa da empresa Salesforce, feita com mais de oito mil líderes de vendas e sete mil clientes, os times devem passar de operadores de vendas para profissionais que constroem relacionamento com os clientes e possuem um papel consultivo. O levantamento aponta que 55% dos consumidores e 75% dos líderes de vendas esperam receber ofertas personalizadas. Até 2020, 51% dos clientes desejam que as empresas antecipem suas necessidades e façam sugestões relevantes. Como base nesse cenário, ganha força a Inteligência Artificial (IA), que torna possível rearquitetar os modelos comerciais desde o início – auxiliando na captação e aproximação com os clientes, além da criação de experiências personalizadas e em tempo real. O levantamento aponta que 37% das equipes comerciais já estão usando IA, e 22% avaliando as soluções. E os resultados são positivos: 80% dos times que usam a tecnologia afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes.

As formas que IA ajudam a inovar o campo marketing digital são diversas, mais a que se tem notado mais destaque são:

1-) Prever comportamento do consumidor, identificando e antecipando as oportunidades de vendas

2-) Automação e personalização de atendimento

3-) Chatbots

4-) Automatizar a base de leads de vendas e marketing

5-) Busca e reconhecimento de voz

6-) Precificação de produtos

 

Dá para perceber que inteligência artificial e marketing estão andando cada mais de mãos dados e com novas tecnologias surgindo e se tornando mais acessíveis a cada dia, as empresas têm a chance de criar soluções melhores e aumentar os lucros de forma inteligente e muito mais efetivas. Se você é um profissional de marketing digital é importante entender como utilizar essa tecnologia de forma ética. As ferramentas movidas pela AI se tornarão cada vez mais comuns e extremamente úteis quando se trata de analisar e prever a jornada do consumidor.



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