RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2018 - Horário 9:35

Setor de festas aproveita engajamento digital para crescer
Estilo de Vida / Realizar os sonhos de noivas, debutantes e casais comemorando bodas representa um excelente negócio no Brasil. Mesmo com todo cenário de crise que colocou o PIB do país estagnado no biênio 2015-2016 e produziu um crescimento tímido de 1% em 2017, o setor não sofreu o baque do mesmo tamanho que o restante dos mercados.

Os bons números têm sido sustentados por noivinhas, casais comemorando suas bodas, debutantes encantadas e por bons investimentos em tecnologia e presença digital. Segundo a ABRAFESTAS (Associação Brasileira de Eventos) encomendada ao Instituto Locomotiva gastos com eventos sociais somaram R$ 17 bilhões em 2017.

Só os casamentos somaram mais de 1 milhão de eventos no ano passado e para continuar crescendo e mantendo sua presença de mercado, os empreendedores do setor têm apostado no uso intensivo da tecnologia.

É o que conta o gestor da casa de festas Zéfiro, que fica na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói (RJ). "Hoje em dia não basta contar com visual deslumbrante e bom serviço. Se não nos atualizarmos e mantivermos uma presença digital forte, perdemos as vendas. Toda semana, são mais de 60 pedidos que chegam via canais digitais", diz Arnaldo Vasconcellos Junior.

Junior comentou sobre o recente investimento para o setor digital, onde a empresa investiu em um novo sistema de atendimento digital capaz de automatizar as respostas iniciais dos processos de atendimento. Outra empresa que viu resultados ao investir no digital foi a Antonio Carlos Ferreira Decorações, que viu seu faturamento crescer acima de dois dígitos ao fortalecer sua estratégia digital.

"Gerar conteúdo que ajude as noivinhas a visualizarem seus sonhos antes mesmo deles acontecerem, interagir de maneira veloz graças às redes sociais e estar sempre atentos às novidades permitiu que atingíssemos novos patamares de faturamento", garante Camila Ferreira, gerente de vendas da empresa de decoração floral.

Fazendo acontecer

O uso da tecnologia no setor começa a ganhar tração, mas ainda tem muito campo para crescer, permitindo novas formas de atendimento que vão das reuniões remotas à virtualização da festa antes da mesma ser realizada. É o que garante Márcio Filho, especialista em digitalização de empresas na MeSoCom.

"Questões como dificuldade com a largura da banda de internet ou mesmo o preço de determinadas ações ainda limitam o acesso a determinadas ações de ponta, com uso de tecnologias de simulação. No entanto, os empreendedores têm buscado caminhos viáveis, com novas estratégias de conteúdo e construção de novos canais de comunicação", diz.

Segundo ele, constância e atenção são palavras-chave para inserir as empresas do setor na área virtual. "Ocorre que os empreendedores do setor muitas vezes se preocupam em falar somente de si nas redes, ou mesmo só postar quando tem algo novo acontecendo, e quando não tem, acabam perdidos. É importante que a tecnologia possa ajudar nessa construção da imagem das empresas e na sua presença digital. Pensar em chatbots marketing de conteúdo e, claro, em mostrar sonhos e inspirações podem ser caminhos para o sucesso digital", garante.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.