RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2018 - Horário 11:49

Quer comprar seu primeiro imóvel? Confira dicas para se planejar
Negócio / Ter a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros e nos últimos anos tem se tornado algo cada vez mais possível para a maioria de nós, graças às diversas alternativas disponíveis e a maior liberação de crédito. Porém, é preciso muito planejamento para fazer este investimento, já que ele irá interferir completamente na sua vida. Afinal, uma grande quantia de dinheiro será desembolsada. Não sabe por onde começar a se organizar? Confira dicas de como adquirir o seu primeiro imóvel sem dores de cabeça.

Avalie o seu orçamento
Um imóvel não é algo barato, são milhares de reais investidos nesse bem. Então, se você decidiu fazer a compra de um, é preciso estabelecer o valor disponível para realizar o investimento. A primeira etapa é economizar para a entrada, quanto maior o valor que tiver, menor serão as parcelas no financiamento, caso opte por essa modalidade.
Para dar início a um financiamento, os bancos costumam aceitar uma entrada de 20% do valor total do bem. Avalie os seus rendimentos e gastos e veja o quanto é possível poupar por mês.

Formas de pagamento
À vista, financiamento ou consórcio? Qual a melhor forma de pagamento para você?

À vista
Esse é o sonho de qualquer pessoa, pagar o imóvel de uma vez, evitar juros e parcelas por alguns anos. Uma dica para quem quer comprar imóveis à vista é complementar o valor com a retirada dos recursos do FGTS. Porém mesmo com esse valor, essa opção é apenas um sonho para a maioria das pessoas que teriam que passar anos poupando para chegar ao valor de um imóvel.

Financiamento
Nesta opção é indicado pagar o valor de entrada mais alto possível. Assim é possível ter uma redução no valor, juros e quantidade de parcelas. "O ideal é conseguir pagar já à vista pelo menos 30% do valor do imóvel. Com quantias menores, o melhor a fazer é esperar e juntar mais dinheiro. Além de que, a parcela de financiamento deve corresponder a no máximo a 20% de sua renda. Uma boa forma de avaliar a viabilidade do investimento é utilizando os simuladores de crédito imobiliário. Ter esses cuidados irão evitar possíveis problemas e o descontrole financeiro", afirma a Credmov , empresa especialista em financiamentos imobiliários.

Consórcios
Para quem não tem pressa para ocupar o imóvel, os consórcios são uma boa alternativa, visto que possuem juros menores, menor quantidade de parcelas e custos menores. Além disso, você tem chances de ser sorteado ou dar lance nos leilões promovidos pela administradora do consórcio, adiantando o recebimento.

Imóveis novos ou usados
Quer um imóvel novo ou prefere um usado com valor menor? Os imóveis novos têm a vantagem de estarem teoricamente em melhores condições que os usados, porém são mais caros. No entanto, em casos de casas ou apartamentos muito antigos, o custo de reforma do imóvel ultrapassa a diferença de valor. É preciso avaliar bem as opções disponíveis antes de fechar a compra.

Gastos e despesas extras
Comprar um imóvel não é somente a entrada e as parcelas. Existem, ainda, as taxas de transferência, documentação, taxas de encargos bancários e impostos, bem como despesas recorrentes com manutenção, IPTU, seguro, condomínio, entre outros. Avalie se esses custos também caberão no seu orçamento, comprar um imóvel sem ter condições de mantê-lo não é indicado e pode causar problemas financeiros.


Website: https://credmov.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.