RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2018 - Horário 16:58

Modelo de franquia proporciona atingir ponto de equilíbrio antes da inauguração
Negócio /

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou, em maio, que o setor de franquias, no Brasil, cresceu 5,1% no primeiro trimestre, e a projeção é crescer até 8% em faturamento e 3% em números de unidades até o fim do ano. O presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, avaliou que a tendência é de serem criados modelos de franquias mais enxutos, com investimento inicial mais baixo.

Em entrevista concedida à revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, ele responde por quê: “Pela necessidade. Primeiro, porque os candidatos passaram a ter menos capital disponível ou preferiram gastar menos e guardar uma reserva. Segundo, porque as redes tiveram de entrar em municípios menores. Por isso, criaram modelos com uma configuração reduzida de produtos e serviços. A interiorização levou as marcas a pensar em formatos mais viáveis naqueles pontos. E esse é um movimento natural para todo mundo”.

Apostando nessa oportunidade, o empresário do mercado fitness Givanildo Matias a formatação de sua rede de franquias para 1.200 empresários que participavam do treinamento de marketing digital e vendas chamado Imersão 8Ps, no mês de abril, em São Paulo. "Imagina você lançar um negócio físico sem precisar de capital de giro e, assim que você abre as portas, o negócio já te dar lucro? Foi isso que aconteceu com esse modelo, que eu vou compartilhar com vocês agora”. 

No final do ano passado, Matias havia lançado uma rede de franquias no mercado de treinamento funcional, baseado no método HIIT (sigla, em inglês, para High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade), cujo foco é o emagrecimento. A partir de sua experiência como personal trainer, Givanildo Matias desenvolveu um protocolo de treinos que usam poucos acessórios, num tempo total de 20 minutos - daí o nome da rede de academias ser “Hiit 20”.

O modelo de negócios, apresentado como case de sucesso de empreendimentos que usam o Método 8Ps - criado por Conrado Adolpho, especialista em marketing digital e autor do livro “Os 8Ps do marketing digital” -, usou diferentes estratégias para inaugurar a primeira academia da franquia, em fevereiro, no bairro da Mooca, em São Paulo, já com quantidade suficiente de alunos, matriculados em planos semestrais, para cobrir o investimento do custo de operação da franquia, ou seja, alcançando o ponto de equilíbrio - ou break-even.

“Na primeira unidade franqueada, eu desenvolvi um modelo de pré-lançamentos a partir de técnicas do marketing digital, como o Método 8Ps, no qual a gente atingiu, em apenas 25 dias, uma lista de 1.900 interessados em comprar o serviço. Antes de abrir as portas da academia, nós já havíamos alcançado um volume de vendas com 105 clientes matriculados, e todos esses contratos, juntos, somaram o montante de 110 mil reais, o mesmo valor que o franqueado investiu na franquia”, conta.

Para Conrado Adolpho, que ensina pequenos e médios empresários a alavancarem as suas vendas em diferentes segmentos, e teve Givanildo Matias em seu programa de mentoria, sem o marketing digital não seria possível atingir o ponto de equilíbrio antes mesmo de a academia abrir as portas. “A Hiit 20 é um modelo inovador que se utilizou de estratégias digitais para que o franqueado recebesse o dinheiro que investiu no contrato já no primeiro dia. Quer dizer, o franqueado pagou pela franquia e, cerca de 30 dias depois, recebeu uma academia funcionando com 110 mil reais em contrato recorrente. Sem dúvida, é uma nova maneira de vender franquias”, avalia.

Em entrevista ao site “Mapa das Franquias”, o proprietário da primeira “Hiit20” franqueada, Anderson Lopez Lavra, contou que foi atraído pelo negócio por ver que a metodologia de treino funcionava: “As pessoas alcançam resultados em velocidade muito rápida e isso as fideliza”. O empresário, segundo a notícia, foi aluno da “Hiit20” no bairro do Tatuapé, que faz parte das duas unidades próprias de Givanildo Matias. Operam, hoje, além delas, duas franqueadas, mas a perspectiva de expansão, de acordo com Matias, é animadora: “A procura de interessados na franquia está grande e a expansão acontecerá no Brasil inteiro”, revela.

A mais recente franquia foi aberta há 45 dias, na cidade de Vitória da Conquista-BA. Júnior Brasil, proprietário da unidade, conta que faltam menos de cinco matrículas para atingir o ponto de equilíbrio, com 90 alunos. “Isso superou bastante a nossa expectativa. Não é qualquer franquia que consegue, por meio do marketing, atrair tantas pessoas em tão pouco tempo. Se você pegar uma franquia que, em média, dá de 24 a 36 meses de prazo para retornar todo o investimento feito, esse modelo de negócio é, de fato, muito rápido”, explica.

ESTRATÉGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR O OFF-LINE

Na divulgação do seu modelo de negócio para uma plateia de empresários, ávida por aprender como o marketing digital é capaz de ajudar no crescimento de pequenas e médias empresas, Givanildo Matias fez questão de enfatizar que as estratégias, focadas no meio digital, também ajudam empreendimentos físicos.

Isso porque ele vem de uma experiência anterior com microfranquia, a “Test Trainer”, voltada a personal trainers, mas que hoje atua no desenvolvimento de carreira desses profissionais em cursos on-line. “Quando a Test Trainer era uma franquia, havia uma limitação financeira do personal trainer em investimento, e os treinamentos que ofereço hoje estão muito mais acessíveis. Então, depois que eu desenrolei todo o negócio  num modelo de negócios mais enxuto, a gente diminui o custo da empresa e dobrou o faturamento”, revela.

Lançar um modelo de franquias com retorno do investimento garantido partiu dessa experiência que ele teve com o modelo anterior. Foram três anos validando o negócio em unidades próprias até lançar o modelo de franquias da “Hiit20”. “Eu abri o nosso primeiro box de treinamento funcional em 2015, mas a gente precisava testar a venda, a entrega da franquia, os modelos de lançamento, as ofertas, entre outras estratégias. Eu acho que agora a gente alcançou um modelo eficiente, eliminando o fator sorte, porque é ciência. Encontramos um método, uma espécie de máquina de vendas, que é replicável para outras unidades”, garante.



Website: http://8ps.com/
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