RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2018 - Horário 14:27

Pedidos de recuperação judicial de empresas voltam a crescer
Negócio /

O número de pedidos de recuperação judicial de empresas no Brasil voltou a crescer nos últimos 3 meses de 2018, depois da redução observada em igual período de 2017. Os dados* dos últimos 3 meses (mar-mai) indicam aumento de 22% nos pedidos de recuperação judicial quando comparado ao mesmo período de 2017.

A expectativa de aprovação da nova lei de falências e recuperação judicial, assinada pelo presidente Temer recentemente, pode ter ajudado a acelerar o número de pedidos, uma vez que as impressões são de que a nova redação da lei tornará o processo de recuperação judicial mais difícil para as empresas em dificuldade.

“A recuperação judicial, quando bem planejada e executada, é um excelente recurso para as empresas que se encontram com dificuldades no mercado. Como existe uma expectativa de que a nova lei irá dificultar o processo para as empresas, aquelas companhias que estavam avaliando a solução acabam acelerando a decisão para não se sujeitarem à lei nova e isto acaba por elevar os pedidos” comenta o especialista em recuperação judicial Guilherme Luis Gutjahr, da Gutjahr & Schio Recuperação Judicial e Perícias.

 

Empresário não deve demorar para agir

Apesar do aumento no número de pedidos, não é recomendado ao empresário esperar muito para a tomada de decisão. Quanto antes for percebida a necessidade da recuperação judicial, maiores as chances de viabilidade e sucesso. E esta necessidade pode ser facilmente percebida através de um trabalho de consultoria empresarial, onde diversos indicadores da empresa são analisados para verificar a viabilidade da medida.

“A situação da empresa é criteriosamente analisada, para então serem listadas as medidas que podem ser tomadas para a sua recuperação. Como o processo de recuperação judicial normalmente é muito benéfico, acaba sendo uma opção bastante utilizada no âmbito empresarial” afirma Thyago Américo Schio, sócio da Gutjahr & Schio.

 

Principais benefícios da Lei de recuperações judiciais e falências

De forma geral, a recuperação judicial é um instrumento legal que permite ao devedor apresentar em juízo um plano para reestruturação da empresa e pagamento aos credores mediante renegociação das dívidas, de forma a manter a empresa e contornar a situação de crise econômico-financeira vivenciada. A Lei foi criada com o intuito de recuperar as empresas, preservando assim as funções sociais destas.

O principal benefício da norma é permitir a renegociação das dívidas com os credores em pé de igualdade. Isto porque a Lei confere certos benefícios para as empresas em recuperação judicial,  a exemplo da suspensão de todas as ações e execuções em face do devedor por certo período e da “blindagem” dos bens essenciais para a atividade empresarial. Assim, até mesmo pequenas empresas passam a ter um território mais propício para negociação com bancos, grandes fornecedores e demais credores.

O resultado que se vê, na prática, são negociações que permitem a obtenção de grandes descontos no total da dívida, alongamento dos prazos para pagamento e estabelecimento de condições (juros e correção monetária) que são praticamente impossíveis de serem alcançadas nas negociações corriqueiras. Desta forma, o empresário consegue retomar as rédeas do seu negócio e voltar a pensar na administração da empresa.

 

O processo por si só não é suficiente

Uma vez percebida a necessidade de uma ação efetiva para reverter a situação e os resultados do negócio, e tomada a decisão pela recuperação judicial, outras medidas devem ser adotadas em conjunto. Isto porque os benefícios da lei são muitos, mas não são suficientes por si só.

“Somente os efeitos jurídicos não são suficientes para reerguer o negócio. É preciso fazer o dever de casa, com o adequado diagnóstico dos problemas seguido do planejamento e execução das soluções”, completa o especialista.

Planejar todos os cenários (pré, durante e após o pedido de recuperação judicial) é fundamental para o bom andamento da reestruturação. Neste aspecto, além da questão jurídica, devem ser ajustadas as finanças, gestão, contabilidade, entre outras. Com estas necessidades, a contratação de uma assessoria especializada em recuperação judicial é bastante recomendada e aumenta muito as chances de sucesso da recuperação judicial.

 

Sobre a Gutjahr & Schio Recuperação Judicial e Perícias

A Gutjahr & Schio é uma consultoria especializada em recuperação judicial e perícias. Conta com equipe multidisciplinar, com conhecimentos jurídicos, econômico-financeiro, contábil e de tratamento de dados. Como estratégia, utiliza seus conhecimentos, experiências, serviços e relacionamentos para solucionar os problemas apresentados por seus clientes.

Conheça nosso portfólio e serviços: http://www.gesassociados.com.br/

 

* Fonte: Serasa Experian



Website: http://www.gesassociados.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.