RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2018 - Horário 10:40

Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres realizada pelo SUS é publicada no DOU
Ciência & Saúde / Seguindo o tema "Redução da Mortalidade Materna", acontecerá, a partir do próximo dia 28, a Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres no SUS (Sistema Único de Saúde). A premissa é a de fortalecer a realização de ações que visem a saúde da mulher na atenção básica à saúde e propagar informações. A portaria que autorizou a semana fora publicada no Diário Oficial da União no último dia 10 de Abril.

Para fomentar ações que sejam focadas no público feminino, o Ministério da Saúde deverá liberar cerca de R$ 14 milhões para os municípios, que serão investidos em saúde sexual e reprodutiva. O edital - documento que conta com a previsão dos recursos - está disponível para leitura no site do Ministério desde o dia 16 de Marco de 2018, com orientações aos gestores e objetivos a serem atingidos até 2022.

Entre as principais metas idealizadas, estão a redução de 17,5% para 15% de gravidez não planejada na adolescência até 2020; aumentar em 20% a oferta de DIU de cobre (método anticoncepcional) na atenção básica; ampliar de 37% para 67% a participação dos pais (homens) durante o pré-natal e; incluir as mulheres idosas nos projetos de ações de saúde sexual e climatério (transição entre a frase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher, que antecede a menopausa, e que deve ser acompanhada com reposição hormonal).

A semana terá início no dia 28 de Maio de 2018, data em que também é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Em 28 de Maio do ano passado, a OMS (Organização Mundial de Saúde) liberou informações que mostram dados referentes às principais razões da mortalidade materna no Brasil e no mundo, que indicaram a hipertensão e a hemorragia no topo das principais causas, e ocorrem principalmente devido à má qualidade da assistência no pré-natal e no parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mortalidade de mães no brasil diminuiu 58% entre 1900 e 2015, ou seja, de 143 para 60 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos.

As ações da Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres serão administradas pela Coordenação Geral de Saúde das Mulheres, órgão pertencente ao Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e entidades de classe.
Acompanhe mais informações no Diário Oficial da União

O Diário Oficial-e é uma agência de publicidade legal que conta com plataforma online, atendendo os clientes (pessoa física ou jurídica) que procuram consultar informações nos Diários Oficiais, assim como aqueles que precisam publicar materiais e documentos nesses meios de comunicação legal.

Para acompanhar mais informações acerca da Semana de Mobilização pela Saúde da mulher, assim como editais, boletins e outros informativos ou documentos no Diário Oficial da União, dos Estados ou dos Municípios, basta navegar pelo site.



Website: https://diariooficial-e.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.