RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2018 - Horário 9:33

Feira de segurança eletrônica ‘Exposec’ terá pela primeira vez área para startups
Tecnologia / Em sua 21ª edição, a Feira de Segurança Eletrônica Exposec acontece na próxima semana em São Paulo, do dia 22 a 24 de maio, e vai reunir 800 empresas, distribuídas por cerca de 40 mil metros quadrados, somando 43 mil profissionais do setor. A novidade é que neste ano o evento traz pela primeira vez uma área dedicada exclusivamente a startups. As sectechs (startups do setor) têm um grande campo para aplicar inovações, que vão da economia colaborativa a inteligência artificial, criando novos produtos e negócios, com impacto profundo no setor.

Um exemplo dessas iniciativas é a startup Tranpo, que inova o mercado de Segurança Eletrônica oferecendo técnicos especializados sob demanda às empresas de todos os portes, desde pequenas prestadoras de serviços até grandes companhias que necessitam mão de obra qualificada em todo país.

A Tranpo segue o mesmo modelo de gigantes que alcançaram êxito em outras áreas, como a Uber, com transporte privado urbano; o AirBNB, com hospedagem e acomodações; e a Instacart, com entregas de supermercado. De acordo com um dos fundadores da startup, Edson Pacheco, a expectativa é de que a sectech cresça mais 150% em investimentos até o final de 2018. "Queremos chegar a R$ 1 milhão de reais transacionados até o final do ano", diz.

Ao lado da Tranpo, vão estar presentes na Exposec outras sete sectechs de diversos estados, como Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o evento, as empresas vão, ainda, envolver-se em comitês para conhecer setores específicos da segurança eletrônica, apresentar pitches para companhias estabelecidas, testar os produtos em clientes reais e receber mentoria de profissionais experientes, além de buscar smart money - investidores com expertise no mercado.

A Exposec traz anualmente atualizações de produtos e serviços nos segmentos de segurança eletrônica, privada, pessoal, pública, patrimonial e empresarial. Realizada sempre no mês de maio na cidade de São Paulo, a feira figura hoje entre as mais importantes do setor no mundo.

Tranpo: 500 técnicos cadastrados

A Tranpo surge como um novo modelo de contratação e gestão de técnicos na área de segurança eletrônica. Situada em São Paulo, mas operando em quase todo o Brasil, a empresa atua comercialmente há 10 meses com aproximadamente 500 técnicos cadastrados no banco de profissionais e cerca de 100 já trabalhando.

Com a plataforma, cada técnico pode ser empreendedor de sua própria profissão. Basta cadastrar-se para fazer parte do banco de profissionais e passar por avaliações para ter chances de ser contratado sob demanda. Os ganhos diários médios ficam em torno de R$ 250,00, mas podem ser maiores, dependendo do nível de complexidade e especialização de serviço, conforme um dos fundadores da sechtech, Edson Pacheco.

Segundo ele, a startup vem revolucionando a maneira como as empresas administram os serviços técnicos de campo por eliminar custos fixos, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. "Isso porque transforma um custo fixo em variável, pagando pelo técnico de acordo com o serviço que ele prestou. Assim, o profissional ganha mais e a empresa paga menos", conta.

Pacheco ressalta que os processos são simples, tanto para os profissionais, quanto para as empresas que buscam a mão de obra. "A plataforma tem dois tipos de acesso: um via web e outro via mobile", explica.

"Pela web, a empresa contratante lança os dados do serviço, como detalhes da operação, local, data e hora. Quando ela encontra o quadro de profissionais com o perfil, envia o convite para que a ordem de serviço seja atendida e o primeiro técnico que aceita fica responsável pela execução, com preço já definido pela empresa", acrescenta.

Já pelo celular, o profissional recebe o convite e o aceita, faz o check-in com o aplicativo, mostra o andamento do serviço, com fotos e relatórios, além de usar o sistema próprio de chat para discutir questões técnicas com o contratante. "A Tranpo faz a cobrança usando um gateway de pagamento, sendo que 15% fica conosco e o restante com o técnico", complementa Pacheco, frisando que, por enquanto, o aplicativo funciona apenas em aparelhos Android, mas que já existe previsão para rodar no iOS em breve.

Para fazer parte do banco de profissionais da Tranpo, os técnicos interessados precisam acessar o site https://www.tranpo.com.br e efetuar um cadastro. Após o contato inicial, a equipe responsável dá continuidade ao processo de ingresso do profissional na plataforma, que consiste em análise de dados e entrevista.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.