RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2018 - Horário 11:05

PROTESTE participa da Semana dos Alimentos Orgânicos
Indústrias / Entre os dias 27 de maio e 3 de junho, acontecerá a décima terceira edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, em todo o Brasil. A PROTESTE, Associação de Consumidores, é uma das parceiras da CPOrg RJ, Comissão da Produção Orgânica no Rio de Janeiro, apoiada pelo Ministério da Agricultura (MAPA), e está colaborando para o evento. O objetivo é lançar a Campanha Permanente de Promoção do Produto Orgânico, promovendo a agroecologia, agricultura orgânica e o consumo desses alimentos, com foco em uma alimentação saudável e sustentável.

Os alimentos orgânicos são resultantes de uma agricultura baseada em práticas agroecológicas, que valoriza a vida, respeita as tradições culturais e a saúde do homem do campo e dos animais.

Livre da utilização de agrotóxicos, transgênicos e outros insumos artificias, a produção desses alimentos busca a conservação dos recursos naturais e promove o incremento da biodiversidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. No entanto, há uma parcela da população que tem lutado para diminuir esse consumo, optando por comprar alimentos de produtores que cultivam de forma responsável, utilizando técnicas apropriadas e ecológicas para combater as pragas e fertilizar o solo. Isso tudo além de optar pela compra de alimentos de pequenos produtores, fortalecendo a economia local e a agricultura familiar.

Esse processo de produção é mais respeitoso com o meio ambiente, pois ajuda a combater a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, além de produzir alimentos que não possuem resíduos nocivos à saúde humana.

Veja mais benefícios de consumir alimentos orgânicos:

Saúde: menor risco de contaminação - Apesar de não existirem estudos epidemiológicos com humanos, algumas pesquisas em animais, comparando dietas orgânicas com convencionais, apontam para pontos positivos em relação à saúde:

· aumento da imunidade (maior resistência contra enfermidades);

· melhor atividade metabólica (sono melhor);

· índices de reprodução mais favoráveis;

· menor acumulação de tecido adiposo.

Melhor sabor e maior durabilidade - Pesquisas de análise sensorial comparando sabor, cor, brilho, textura e durabilidade entre alimentos orgânicos e convencionais ainda estão em estágio inicial, porém, para determinados produtos como hortaliças e frutas, percebe-se que o sabor dos orgânicos é realçado, sobretudo em preparo ao vapor.

Meio ambiente preservado - Os sistemas orgânicos têm potencial para restabelecer a heterogeneidade dos habitats agrícolas, reforçando a biodiversidade ambiental. Ademais, são mais eficientes em termos energéticos e produzem uma menor quantidade de gases de efeito estufa.

Devido ao alto teor de pesticidas, a PROTESTE também já falou sobre as vantagens de adquirir alimentos orgânicos ou até mesmo fazer uma horta caseira. Para saber mais, basta acessar: https://www.proteste.org.br/institucional/imprensa/press-release/2016/teor-de-pesticidas-em-alimentos-faz-proteste-indicar-organicos-ou-horta-caseira.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.