RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2018 - Horário 10:10

Disgel inicia distribuição de Grapette Uva e amplia participação de mercado
Propaganda e Marketing / A Saborama, sócia-detentora da marca Grapette do Brasil, retomou a distribuição do refrigerante Grapette Uva, no Ceará, por meio da parceria firmada com a Delrio Refrigerantes Ltda, considerada como uma das mais expressivas indústrias de bebidas do Nordeste.

De acordo com o diretor administrativo da Delrio, Moacyr Melo, o relançamento do produto na região superou as expectativas da empresa, franquia Grapette desde outubro de 2017, e criou importantes oportunidades de negócios que tendem a aumentar o market share do refrigerante nesse Estado.

De acordo com o CEO da Disgel, tradicional distribuidora de bebidas do Ceará, Euderi Ribeiro Oliveira, Grapette é uma marca com alto índice de recall dos consumidores e com sabor apreciado por pessoas de diferentes faixas etárias. "A excelente aceitação do produto fez com que, em nosso primeiro mês, distribuindo Grapette Uva na região metropolitana de Fortaleza, aumentássemos em 5% o nosso faturamento", destacou.

Apesar de figurar entre os refrigerantes mais famosos do estado, o Grapette Uva é inédito no portfólio da Disgel. É o primeiro carbonatado no sabor uva a integrar o mix de produtos comercializados pela distribuidora. Com vendas apoiadas em diferentes ações promocionais, que incluem degustações, promoções e utilização de materiais específicos para os pontos de vendas, o objetivo comum dos parceiros envolvidos é a ampliação do market share da marca Grapette. "Temos nos esforçado para que os cearenses que, por ventura, ainda não experimentaram o refrigerante Grapette, tenham essa experiência. Nossa equipe comercial acredita que uma vez degustado, Grapette passa a ser automaticamente parte da cesta de compras dos consumidores locais" - destacou Euderi.

A Disgel mantém um cadastro de 7.040 clientes, todos ativos. Com a comercialização do Grapette Uva, pretende atingir a marca de 10.000 clientes atendidos, semanalmente. A empresa detém um faturamento mensal de R$ 2 milhões e meio, distribuindo cerca de 100 mil pacotes de bebidas/mês. A expectativa é gerar um incremento de 10% a 15 neste montante, exclusivamente com a comercialização do Grapette Uva, nos primeiros meses de 2018, na área metropolitana de Fortaleza, envolvendo oito cidades: Pacatuba, Caucária, Maranguape, Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Maracanaú e a capital.

Grapette - Um novo elo com os consumidores

Criação do químico americano Benjamin Tyndle Fooks, o refrigerante Grapette, com inconfundível sabor de uva, chegou ao Brasil em 1940, mas foi vinte anos mais tarde, com o jingle "Quem bebe Grapette Repete", que ficou conhecido em todo País. A bebida caiu imediatamente no gosto popular.

Hoje, o mercado, que vive uma onda retrô, aposta no revival do produto e a Saborama - empresa sócia-detentora da marca, tem como objetivo criar um novo elo com os consumidores de todas as gerações.

Além de manter a formulação original, uma das estratégias da Saborama para aumentar o market share do refrigerante e torna-lo mais competitivo é a abertura de franquias Grapette para a produção da bebida localmente. "Para incentivar os engarrafadores, não são cobrados royalties pela cessão do direito ao uso da marca e os ganhos da Saborama se resumem à venda do concentrado, principal ingrediente para a fabricação de Grapette. Todo o lucro, resultado da comercialização do produto acabado, é da indústria parceira" - garante Maria Magdalena Bonilla, diretora da franqueadora.

Com a redução nos custos logísticos compensando eventuais economias de escala, que poderiam ser obtidas por meio de maior concentração da produção, o modelo de negócios tem atraído interessados. Só no segundo semestre de 2017, foram negociados seis novos contratos.

Atualmente, o refrigerante Grapette está disponível no Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e inúmeras cidades do interior de São Paulo.

Saborama - Expertise para o sucesso

Fundada em 1973 por Pedro Pablo Bonilla e, atualmente, administrada por seus sócios, Ailton Roque, Maria Magdalena Bonilla e Mario Fernando Garcia, o núcleo de negócios da Saborama-Sabores e Concentrados para Bebidas Ltda. é o desenvolvimento e fornecimento de concentrados para indústrias dos mais variados tipos de bebidas. Conhecedora do padrão de concorrência deste mercado, que se baseia na diferenciação, a proposta de valor da empresa sustenta-se no atendimento às inúmeras necessidades dos fabricantes, que buscam por produtos com características próprias para o atendimento às preferências de consumo da população de distintas regiões do Brasil. Com uma cultura organizacional orientada para a satisfação e fidelização do cliente, a relação entre a Saborama e os seus parceiros ultrapassa o fornecimento de emulsões. Além da elaboração de formulações e sabores para refrigerantes, energéticos, bebidas mistas, refrescos, entre outros, os clientes contam com toda a expertise e conhecimento da Saborama para o progresso do seu negócio, destacando-se, entre os serviços prestados, as recomendações para montagem ou melhoria de parques industriais, orientações legais para registro de marcas e produtos, ou sobre classificações fiscais, treinamento dos colaboradores responsáveis pela produção, acompanhamento dos primeiros processos de fabricação e até mesmo planos de marketing.

Delrio - História de 60 anos

Instalada em Sobral/CE, a Delrio completou 60 anos de "uma história cheia de sabores", como defende o seu slogan. Com foco na rede varejista e destaque para os supermercados Center Box e Pinheiro, além da rede atacadista Assaí, a partir do último trimestre de 2017, Grapette Uva passou a ser distribuído em mais de 75 municípios cearenses, considerando também o norte, centro e a capital o Ceará, nas embalagens de 2 litros e 250 ml. Para 2018, está prevista a ampliação da distribuição para toda a área metropolitana de Fortaleza/CE.

Website: http://www.saborama.com.br/grapette/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.