RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2018 - Horário 8:37

Livro discute gestão lean sobre temas do cotidiano
Negócio / Fundador e presidente do Conselho Estratégico do Lean Institute Brasil - entidade brasileira sem fins lucrativos de São Paulo que há 20 anos dissemina o sistema lean -, o professor José Roberto Ferro está lançando o livro "Enxuga Aí".

Trata-se de uma coletânea com 64 artigos selecionados entre os mais de 200 assinados pelo professor Ferro em cerca de cinco anos na coluna "Enxuga Aí", publicada semanalmente no site da revista Época Negócios.

A coluna foi a primeira da grande mídia brasileira a discutir semanalmente o mundo dos negócios sob a ótica do sistema lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, que vem sendo adotada por empresas de diversos setores em todo o mundo.

"Enxergar desperdícios e oportunidades de melhorias nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, tem sido a nossa contribuição nessa coluna, que procura discutir, sobre diversos temas e aspectos, os problemas da gestão tradicional, sempre tentando sugerir soluções sob a ótica do sistema lean", resumiu o professor Ferro.

Engenheiro de produção, mestre e doutor em Administração, José Roberto Ferro é reconhecido hoje como um dos maiores especialistas sobre lean no mundo. Na década de 80, ele foi o único brasileiro que participou da pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, que revelou que a Toyota havia desenvolvido um sistema de gestão superior à gestão tradição, que recebeu o nome de sistema lean. Ele, então, fundou, há 20 anos, o Lean Institute Brasil - segundo instituto do tipo no mundo, parte, hoje, de uma rede de 23 institutos, em 5 continentes - já ministrou palestras sobre lean em mais de 30 países e apoiou diretamente a implementação do sistema lean em mais de uma centena de empresas.

No livro, os cerca de 64 artigos, todos sobre temas totalmente diferentes, foram divididos em dois capítulos. No primeiro, intitulado "Para Pensar", a obra traz 28 textos que buscam promover reflexões sobre temas diversos do cotidiano, nos quais o "fator gestão" faz a diferença.

Por exemplo, no artigo "O frentista que brilha", no qual o texto analisa um caso de um frentista de posto de gasolina que, sem saber, manifesta, na prática, o pensamento lean. Ou na coluna "Call centers perpetuam a indústria da falha", que detalha como a gestão tradicional faz dos call centers o contrário do que eles deveriam ser. Ou ainda o texto "Prática do "está tudo bem" é defeito da gestão brasileira: o exemplo do vírus zika", que discute como a mentalidade da gestão pública brasileira faz, literalmente, mal à saúde no país.

Já o segundo capítulo, intitulado "Para Agir", traz 36 textos, também sobre temas diferentes, que visam ajudar o leitor a "colocar a mão na massa", ou seja, implementar o sistema lean. Os textos abordam, cada um deles, diversos conceitos básicos do modelo. Por exemplo, o papel dos líderes, como ir ao "gemba", como lidar com erros, além de temas mais "técnicos", como "fluxo contínuo", "gestão visual", "método A3", entre outros.

"Ferro trouxe às páginas de Época NEGÓCIOS uma visão que desperta cada vez mais interesse nos executivos brasileiros: a gestão lean. De forma muito resumida, o pensamento lean tem como objetivo eliminar desperdícios e, ao mesmo tempo, aumentar a criação de valor em tudo o que se faz. Não se trata, portanto, de uma redução pontual de custos, mas de um tipo de pensamento permanente que envolve a todos na companhia", resumiu Elisa Alves Campos, Editora do site da Época NEGÓCIOS, que assina um dos prefácios da obra.

Para a jornalista, o livro é significativo também porque a mentalidade lean tem se mostrado particularmente adequada nos momentos de crises econômicas, típicas da realidade brasileira e que sempre revelam oportunidades e necessidades de avaliar e renovar os processos produtivos das empresas.

"Não à toa, a coluna de maior audiência de Ferro ao longo de nossa parceria foi justamente uma que abordava a péssima saúde da economia brasileira, em maio de 2016: "Empresas reconhecem que a gestão lean é essencial na crise econômica". Nela, Ferro contou cases de empresas atuantes no Brasil que empregam o sistema lean", lembrou a jornalista.

Para o médico oncologista Carlos Frederico Pinto - um dos milhares de leitores que acompanharam a coluna semanal do professor Ferro desde o início e que, por isso, também assina outro prefácio do livro -, a coluna "Enxuga Aí" foi pioneira no Brasil por disseminar, numa grande mídia, as ideias da gestão lean que são "simples, mas que não são óbvias".

"Os textos do professor Ferro trazem a mesma velocidade, multifuncionalidade e universalidade dos assuntos que trata, mas vistos sob a perspectiva do profundo pensador lean que ele é, com clareza e simplicidade. Sua escrita é pautada sobre nosso cotidiano e nos dá a oportunidade de refletir - na prática - sobre as soluções tradicionais e como o lean poderia trazer mais valor para o sistema como um todo, mesmo sendo uma ideia que demore a pegar", disse o médico, que é diretor executivo do Instituto de Oncologia do Vale (IOV), uma rede de clínicas de oncologia de São José dos Campos que há cerca de oito anos implementa o sistema lean.

Para a coletânea do livro "Enxuga Aí", foram selecionadas as colunas mais "atemporais", que podem ser lidas a qualquer tempo e que representam "lições" sobre sistema lean. E também as que chamaram mais a atenção dos leitores da Época NEGÓCIOS, considerada uma das mais influentes revistas de economia e de negócios do Brasil. Nesse espaço, nos últimos cinco anos, mais de 90% das colunas do professor Ferro foram destaques, em manchetes e chamadas na home do site, por exemplo, a coluna "Empresas reconhecem que a gestão lean é essencial na crise econômica" (https://goo.gl/R8KlWk).

O Sistema Lean é um modelo de gestão que, em resumo, visa identificar as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar os desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar). Parte do princípio de que todo processo produtivo está cheio de atividades que não agregam valor ao produto oferecido ao cliente. Prega, portanto, a eliminação das atividades supérfluas e o fortalecimento das atividades que agreguem valor ao cliente.

Website: https://www.leanshop.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.