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QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2018 - Horário 11:44

Como estimular a criatividade e as habilidades em uma criança
Educação / A criatividade é uma característica de fundamental importância na vida das pessoas de qualquer idade. Isso porque, os "seres criativos" estão mais aptos a encarar todos os seus desafios, pois têm mais potencial de vencer seus problemas e quaisquer questões a serem enfrentadas por toda a vida.

Importância de estimular a criatividade e as habilidades naturais em uma criança

A criatividade está relacionada a todas as áreas da consciência, como as intuições, as emoções, o poder de imaginação, além dos conhecimentos e das habilidades naturais e práticas. Por isso, sempre dê mérito a um educador que estimule a inventividade do seu filho.

Já as habilidades naturais são as competências realizadas com muita facilidade. Um exemplo é aquele talento que a criança possui para desempenhar algo que faz com que os adultos exclamem: "parece que já nasceu sabendo fazer isso". Estimular tais competências é incentivado pelo projeto do Colégio Suíço-Brasileiro que preconiza que as crianças devem ter contato com as brincadeiras sem brinquedos. Explicaremos melhor sobre isso adiante.

A pedagogia de Johann Pestalozzi no desenvolvimento da criatividade da criança

Johann Heinrich Pestalozzi, pedagogo e educador, foi uma referência importante para a educação no século XIX e continua nos dias atuais. No campo da imaginação sua contribuição foi imprescindível. Ele acreditava que os sentimentos despertavam o processo de aprendizagem nas crianças.

Assim, ele pregava que a escola deveria incentivar a criatividade, a espontaneidade e as demais competências dos alunos para que eles possam "aprender a aprender".

Maneiras de estimular a criatividade de uma criança

1. Aplicar atividades com brincadeiras

Segundo Pestalozzi, as brincadeiras são importantes para a aprendizagem da criança: os brinquedos maleáveis e com diversos formatos, além das atividades ao ar livre são fundamentais. Várias dessas atividades podem ser realizadas sem brinquedos, para incentivar a inventividade da criança.

2. Fornecer ferramentas para o autoconhecimento

Ainda segundo esse gênio da educação infantil, o conhecimento de si mesmo tem tanta importância quanto conhecer o mundo exterior. Estimular os aspectos individuais de cada aluno faz parte do processo de autoconhecimento.

3. Deixar o aluno "ser criança"

No livro "Libertando o Poder Criativo", de Ken Robinson, há uma passagem que diz que se deve valorizar a infância e não impor valores adultos na mente dos jovens. Dessa forma, cada fase deve ser respeitada.

4. Aceitar a personalidade individual

O professor deve aceitar e respeitar a essência da personalidade da criança para que o indivíduo se revele naturalmente.

5. Exercitar a linguagem

Fornecer meios para que a linguagem da criança seja exercitada permite uma espécie de "customização" do cérebro enquanto ela está em fase de crescimento. Se a capacidade de linguagem não for exercitada ela enfraquece, porque as aptidões neurais se voltam para outras necessidades.

Portanto, deixar os alunos pequenos se expressarem sem muitas interrupções ou censuras desnecessárias é fundamental para o desenvolvimento da capacidade criativa da criança.

A prática de atividades criativas com crianças para estimular sua criatividade

A expressão "atividades criativas" já evidencia que se trata de tarefas que estimulam a criatividade infantil. O Colégio Suíço-Brasileiro faz esse estímulo com muita competência.

Entenda o projeto Educação Infantil sem brinquedos industrializados

Em suma, o intuito é desenvolver as muitas competências traduzidas como "competências da vida". Ele não visa apenas desenvolver a criatividade da criança, mas também outras habilidades como:

-A comunicação;
-A percepção das suas forças e fraquezas;
-O reconhecimento e solução de problemas;
-O desenvolvimento de: autoconfiança, tolerância e construção de relacionamentos.

Além dessas competências, se abrirá para as crianças um grande e importante espaço para a criatividade desabrochar.

Brincar com tempo livre

O conceito Educação Infantil sem brinquedos industrializados surgiu na Bavária em 1992, a partir do pensamento sócio-crítico de que, atualmente, a vida da maioria das crianças é marcada pelo hábito e comportamento consumista e pela organização do tempo livre, pré-estruturada e já planejada.

O principal objetivo é contrariar intencionalmente esses fenômenos. O projeto é baseado no conhecimento de que as competências de vida desenvolvidas sejam fatores muito importantes de proteção contra um possível vício de consumismo.

Nesse período sem brinquedos, as crianças recebem, por meio da estrutura aberta durante o tempo livre de brincar, maiores possibilidades de tomar decisões, e, com isso, adquirem e seguem suas necessidades pessoais e, por si mesmas, descobrem novos pontos fortes e fracos e aprendem a lidar com eles individualmente.

O projeto foi baseado no programa "Life Skills" (Habilidades de Vida) liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que visa educar as crianças e os jovens. Suas metas são claras e definidas para a sociedade: as crianças aprendem a ter um estilo de vida organizado que se tornará benéfico não apenas para elas, como também para toda a sociedade. A finalidade básica do sistema de educação Life Skill é desenvolver uma sociedade mental e fisicamente moderada com estilo de vida e comportamentos acordados e adequados. Isso melhora os problemas de saúde mental, incluindo o autismo e outros transtornos mentais.

O projeto Educação Infantil sem brinquedos industrializados do Colégio Suíço-Brasileiro é dividido em três fases, todas com acompanhamento específico externo para apoio das professoras (reflexão prática), além de um trabalho com os pais.

O objetivo do Colégio ao inserir esse projeto é a formação integral do aluno e incentivar competências, talentos e conhecimento. O projeto presta uma grande contribuição para que estes sejam alcançados.

O Colégio Suíço-Brasileiro acredita que estimular a criatividade e outras habilidades da criança é fundamental para o seu desenvolvimento. Conheça mais sobre o Colégio Suíço-Brasileiro no site https://chpr.aesb.com.br/ ou agende uma visita pelo telefone (41) 3525-9100.

Website: https://chpr.aesb.com.br/
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