RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2018 - Horário 17:10

Diário Oficial traz resolução que automatiza cálculo da TJLP
Negócio / O cálculo da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) agora é automático, e será divulgado semestralmente. A decisão, que já fora publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira, 19 de Março de 2018, foi definida alguns dias antes pelo CMN - Conselho Monetário Nacional. A TJLP não deverá mais ser utilizada em novos contratos de financiamento, de acordo com determinação legal, valendo apenas para as operações contratadas anteriormente. Para substituir a taxa, foi criada a TLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

Objetivos da Mudança

O intuito é que a nova taxa se aproxime mais dos juros praticados pelo mercado financeiro, resultando em pagamento de menos subsídios por parte do governo federal. A nova taxa já entrou em vigor, em Janeiro deste ano. Essa resolução do Conselho Monetário nacional possui como objetivo automatizar o cálculo da taxa TJLP baseando-se na meta de inflação e prêmio de risco, sendo que, anteriormente, a TJLP era definida trimestralmente pelo CMN.

Com relação à meta de inflação, deverá ser calculada levando em conta, como referência, os 12 meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa. Por outro lado, o prêmio de risco será calculado a partir de média estipulada mediante seis meses da taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional, Série B (NTN-B) para o prazo de três anos.

De acordo com o BC - Banco Central, haverá um fator de ajuste no prêmio de risco com efeito redutor, com o intuito de diminuir a volatilidade da TJLP, de acordo com os rendimentos da NTN-B. O redutor será de 2 pontos percentuais, sempre que a taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional - Série B for maior ou igual a 4% do ano. Abaixo dessa porcentagem, será igual à metade da taxa da NTN-B. Com o mesmo objetivo de redução de volatilidade, a TJLP terá um limite similar à meta da taxa Selic (quando os juros básicos forem maiores que 8,5% ao ano), mantendo assim o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos e dos projetos de investimento bancados pela TJLP.

O Banco Central divulgará a TJLP trimestralmente, sempre no último dia útil do mês. A TJLP costumava ser usada como remuneração dos recursos do Fundo de Participação do PIS-Pasep, do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), além dos financiamentos dados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
TJLP vs. TLP

Por outro lado, a TLP, diferentemente da TJLP, será calculada mensalmente baseando-se na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais os rendimentos da NTN-B, título do Tesouro retificado pela inflação. A transição de uma taxa para outra será gradual, e acontecerá ao longo dos próximos 5 anos. Este ano, a TLP vai equivaler a 100% da TJLP. Em 2019, a proporção deverá cair para 80% da TJLP, seguindo a sequência de redução de 20 pontos percentuais por ano, até a TLP ser exclusivamente corrigida pela inflação e pela NTN-B (em 2023).

Para ter acesso aos outros conteúdos referentes aos materiais publicados no Diário Oficial, realizando publicações nos veículos oficiais de comunicação, tendo auxílio de pessoal especializado navegue pelo site da Diário Oficial-e.


Website: https://diariooficial-e.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.