RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2018 - Horário 15:50

Páscoa exige atenção à saúde dos grupos especiais
Estilo de Vida / A chegada da Páscoa provoca sentimentos ambíguos em muitos brasileiros. Se por um lado há a satisfação de ganhar os ovos de chocolate, por outro há a consciência pesada por comê-los em excesso. Para evitar a culpa, o segredo é consumir com moderação e ficar de olho na saúde com os cuidados recomendados pelos especialistas.

Segundo o Dr. Sérgio Vencio, médico endocrinologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Atalaia, o chocolate apesar de conter gordura, também possui propriedades antioxidantes que trazem benefícios à saúde cardiovascular e que auxiliam na diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial, além de conter uma substância que melhora o bem-estar e alivia a tensão. "Se consumido em excesso, o chocolate pode provocar alergia e mal-estar. Além disso, como possui muito açúcar, e tem o índice glicêmico alto, pode gerar agitação e insônia, principalmente em crianças", explica.

O especialista alerta quanto aos riscos da ingestão do alimento por grupos especiais com restrições alimentares, como é o caso dos diabéticos e dos alérgicos (à proteína do leite ou intolerantes à lactose). "Para os diabéticos tipo 1 [que usam insulina], o consumo em excesso pode até levar ao coma, pois o açúcar é absorvido rapidamente. Na hora de comer, devem optar por chocolates diet, mas sempre de olho no aumento da glicose, que pode ser compensada com a aplicação de insulina. Já no diabetes tipo 2, há menos risco, pois há produção de insulina, mas o consumo de chocolate aumenta muito o peso", esclarece o médico.

De acordo com Vencio, é recomendado que os diabéticos realizem rotineiramente alguns exames para medir os indicadores de controle da doença. "Nessas situações, os procedimentos receitados pelos especialistas são o teste lipídico, que analisa os níveis de colesterol e triglicerídeos; a medição de glicose e insulina; além do controle da pressão arterial."

Para os alérgicos, o Dr. Sérgio Vencio indica a substituição por alternativas que não choquem com a limitação alimentícia de cada um. Assim, os intolerantes à lactose devem ingerir apenas chocolates que não tenham adição de leite e, aqueles com alergia à proteína do leite, a preferência deve ser por chocolates à base de soja. "Os exames indicados para esse grupo são a curva glicêmica, o teste de intolerância à lactose e os testes de alérgicos em geral", conclui.

O Laboratório Atalaia disponibiliza os exames para diabéticos, alérgicos e intolerantes. Para informações sobre unidades e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.

Sobre o Atalaia
Com 19 unidades de atendimento, o Atalaia é referência em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista e Trindade. Com quase 50 anos, o Laboratório oferece mais de três mil tipos de exames, serviço de vacinas e coleta domiciliar, todos garantidos e acreditados por programas como o PALC (Programa de Acreditação a Laboratórios Clínicos) e o Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Atalaia conta com unidades totalmente revitalizadas, com café da manhã exclusivo e espaço infantil com a Turma do Tamandú. Visando mais conforto para seus pacientes, alguns pontos de atendimento disponibilizam totem carregador de celular, óculos de realidade virtual que ajudam na aplicação das vacinas e serviço de manobrista. Para mais informações acesse o site http://www.atalaia.com.br ou entre em contato no Atendimento ao Cliente no (62) 4004-8860.


Website: http://www.atalaia.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.