RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2018 - Horário 10:22

Produção de ovos de chocolate gera economia para os consumidores na Páscoa
Varejo / A Páscoa está se aproximando e as compras de ovos de chocolate estão em alta. No entanto, os altos preços têm levado muitos consumidores a optarem por produzir em casa os tradicionais "ovos de Páscoa", seja para presentar amigos e familiares ou garantir uma renda extra neste período. A Nova Safra Food Service, distribuidora de matérias-primas para o segmento de alimentação, tem registrado aumento na procura por barras de chocolate, formas e embalagens, principais ingredientes, além de cursos que ensinam a produção de ovos de chocolate artesanais.

Para se ter uma ideia da economia ao produzir os ovos de chocolate, hoje, em média, um ovo de Páscoa de 500g custa em torno de R$ 50 no comércio de Belo Horizonte. Com uma barra de chocolate de 2kg (cerca de R$ 41), é possível produzir quatro ovos. Somando o custo da forma e da embalagem, cada ovo produzido em casa pode sair por R$ 15. Caso a pessoa queira vender o produto por R$ 30, menor que o valor de mercado, consegue-se um lucro de 100%. "O chocolate tem um valor agregado muito grande, pois é raro quem não goste. Nesta época, principalmente, as vendas aumentam consideravelmente", afirma a coordenadora da Academia Nova Safra, Fernanda Costa.

De acordo com ela, houve também um aumento de 50% na procura por cursos relacionados à produção de ovos de chocolate e outras técnicas em relação ao mesmo período do ano passado. "Em função dessa procura, neste ano, desenvolvemos um curso que ensina oito técnicas diferentes para se trabalhar os ovos de chocolate, entre elas pintura com aerógrafo, técnica com manteiga de cacau e amadeirada, ovo recheado, de colher, com textura, com transfer, crocante e rendado, com duração de dois dias. O público está sempre em busca de novidades, tanto para alavancar as vendas quanto para surpreender na hora de presentear", declara Fernanda.

Segundo Fernanda, entre os produtos mais procurados na Nova Safra nesta Páscoa estão as barras de chocolate, formas, embalagens para os ovos ou específicas para ovos de colher, leite condensado para os trufados, achocolatado, cacau, confeitos e termômetro para fazer a temperagem do chocolate derretido. Outro produto muito procurado nesta época é a cobertura fracionada de chocolate, que é mais fácil de manusear que a barra tradicional. "Ao utilizar a cobertura sabor chocolate, não é necessário realizar a temperagem. O processo é muito mais simples: basta derreter, colocar na forma, esperar um tempo para cristalizar e levar à geladeira", acrescenta a coordenadora.

Fundada em 1984, a Nova Safra Food Service, distribuidora de matérias-primas para o segmento de alimentação, possui portfólio com cerca de 6 mil itens. A empresa distribui desde farináceos e cereais de várias procedências e aplicações até insumos diversos para transformação, descartáveis, acessórios, material de limpeza profissional para o atendimento a padarias, restaurantes, pizzarias, confeitaria, sorveterias, buffets e cozinhas industriais, entre outros segmentos de food service.

A empresa mantém três lojas: duas físicas (Pavilhões A e V na Ceasa) e uma on-line, além de profissionais de atendimento interno, externo e consultoria técnica. No total, são 460 colaboradores diretos e 30 indiretos e uma carteira com cerca de 16 mil clientes.

Há dois anos, inaugurou uma nova estrutura, de 4.700 m², no Pavilhão V, que abriga autosserviço, balcão de vendas, centro de treinamento, além de toda a estrutura administrativa comercial, o que proporciona aos clientes uma experiência de compras inovadora, eficiente e que atenda a todas as suas necessidades.

Um centro de treinamento, denominado Academia Nova Safra Food Service, com 720m², localizado em uma de suas lojas na Ceasa, no Pavilhão V, complementa a estrutura da empresa. O espaço conta com equipamentos e maquinários de última geração, soluções de multimídia e instrutores capacitados a orientar os profissionais de food service sobre os métodos de utilização dos ingredientes e a melhor forma de aplicá-los na sua produção, visando proporcionar maior economia, rendimento e lucratividade.
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