RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2018 - Horário 15:35

Dia do Cooperativismo debate consumo e produção sustentável
Negócio / O que você está fazendo de preparação para o Dia Internacional do Cooperativismo? Será comemorado em todo o mundo em 7 de julho, mas no Brasil foi antecipado para 30 de junho. Ainda dá tempo de promover alguma ação especial. Criado pela Aliança Cooperativa Internacional, organização não-governamental presente em 95 países, a data este ano tem como tema "consumo e produção sustentável". Isso significa que nos doze meses seguintes, a partir de julho, as cooperativas de todo o mundo estão sendo convidadas e incentivadas a focar no crescimento da sua atividade, mas sem deixar de respeitar o meio ambiente e os recursos que ele oferece - tanto na forma de produzir quanto no produto que comercializa.

O Brasil tem uma participação expressiva nessa data comemorativa, mas com um nome próprio, o Dia C - ou Dia de Cooperar, celebrado no mesmo dia. Tradicionalmente, a data é comemorada no primeiro sábado de julho (7/7 em 2018). Este ano, porém, excepcionalmente, por causa da Copa do Mundo, ele será antecipado no Brasil para uma semana antes, 30 de junho.

Inspirado no evento mundial, o Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais. A ideia foi tão bem-sucedida que em 2015 ele já era realizado nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, saltando de 139 cooperativas para 1.078. Para 2018, o Dia C tem seu próprio slogan, que repete o do ano passado: "atitudes simples movem o mundo".

Apesar do seu enorme potencial, o Brasil ainda engatinha no cooperativismo se comparado com outros países. Com quase 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro, mais uma média de três dependentes por pessoa, o mundo tem 4 quatro bilhões de pessoas diretamente ligadas ao cooperativismo. "Isso é mais da metade da população do mundo", disse à EasyCoop Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e líder cooperativista. "No Brasil somos 10 milhões de cooperados. Com três dependentes, são 40 milhões de pessoas, o que representa apenas 20% da população brasileira. Ou seja, nós ainda estamos engatinhando na participação do cooperativismo no cenário socioeconômico político brasileiro."

ACI representa 284 entidades de 95 países

A Associação Cooperativa Internacional (ACI) é, na prática, um sindicato global de cooperativas. Fundada em 1895 (ou seja, há 123 anos), ela representa 284 federações de cooperativas em 95 países. Isso dá quase 1 bilhão de cooperados espalhados pelo planeta ligadas à instituição. Com esse porte e o compromisso de defender o cooperativismo, a ACI é influente o bastante para coordenar ações mundiais e ajudar o movimento cooperativista a adquirir conhecimentos e trocar experiências entre países, aprendendo e crescendo com elas. O Dia Internacional do Cooperativismo já é comemorado há 96 anos.

Fonte: Revista EasyCOOP
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.