RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2018 - Horário 14:36

Diário Oficial publica novas regras do FIES para o primeiro semestre de 2018
Governo / De acordo com o Diário Oficial, o Ministério da Educação, no dia 08 de março de 2018, publicou a Portaria 209/2018 que estabelece as novas regras referentes à concessão de crédito a estudantes do Fundo do Financiamento Estudantil, o Fies, a partir deste primeiro semestre de 2018.

O texto deixa claro para as instituições, que pretendem aderir ao Fies, que terão que se sujeitar ao risco do financiamento, como credoras. Elas terão que criar aporte ao fundo garantidor do Fies equivalentes a 13% dos encargos educacionais no primeiro ano.

Segundo dados levantados, entre 10% e 25% do segundo ao quinto ano, diversificando em prol da evasão e o não cumprimento com o pagamento da coparticipação dos estudantes, entre outros quesitos, menos de 10% no sexto e no sétimo ano.

Entidades mantenedoras e a adesão ao Fies

O Ministério da Educação afirma que o documento mostra que as entidades mantenedoras terão prazo de validade por tempo indeterminado, segundo a portaria normativa nº 25 do Ministério da Educação.

A instituição ainda afirma que a seleção dos candidatos ao financiamento do Fies não está atrelada à aprovação em processo seletivo da própria instituição de ensino e poderá ser realizada através de sistema informatizado e gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do MEC.

Vale ressaltar que a inscrição, a classificação e a pré-seleção dos educandos por meio do Fies Seleção contam com procedimentos que sustentam somente a expectativa de direito à vaga para qual o candidato se inscreveu, assim confirma a portaria.

Como funciona o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo ajudar os estudantes de baixa renda a conquistarem seu diploma de nível superior em instituições particulares de todo o país.

O FIES existe há, mais ou menos, 20 anos, porém, só ficou conhecido a partir do ano de 2010, desse momento em diante o FIES beneficiou mais de um milhão de estudantes, permitindo maior número de pessoas formadas.
Muitas pessoas têm buscado por essa forma de financiamento, principalmente aquelas com baixa renda. Mas, para se aderir ao programa de financiamento, é necessário prestar bastante atenção, pois o FIES passou por várias mudanças, e antes de solicitá-lo é importante ver quais são as condições.

Mudanças essas como a distribuição das vagas que é feita com ênfase nos cursos que, para o nosso país, são considerados prioridades.

Em razão disso, grande parte dessas vagas são para beneficiar cursos da área da saúde, educação e tecnologia. Também, é importante que a nota de avaliação desses cursos no MEC se aproxime de cinco, sendo assim a quantidade de matrículas efetivadas aumentam.

A Diário Serviços - DSI Publicações é uma agência de publicidade legal que vem se destacando muito nesse segmento e tem como objetivo principal fazer intermediações entre o cliente e a Imprensa Oficial. Faz parte do dia a dia de diversas empresas e de órgãos governamentais.

Todas as publicações realizadas pela DSI Publicações são feitas sob determinação da lei, como a publicação de atas, publicação patrimoniais e de editais.


Website: https://dsipublicacoes.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.