RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2018 - Horário 11:11

Projetos inovadores para cidades inteligentes serão reconhecidos com o Prêmio InovaCidade
Tecnologia / São muitos os desafios das cidades e de seus gestores. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o brasileiro vê o transporte como o quarto maior problema das cidades, perdendo apenas para a violência, a saúde e o desemprego. A mesma pesquisa indica que o cidadão médio leva 37,7 minutos para se deslocar entre casa e o trabalho - mas, em cidades com mais de 3 milhões de habitantes, o número sobe para extenuantes 46,2 minutos.

Sobre a violência, o Brasil é o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo, segundo ranking da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz. São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19). Já quando a questão é saúde, a falta de recursos a falta de acesso aos serviços públicos são somente parte do problema, se levarmos em conta que no Brasil mais de 30 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada e quase metade da população não dispõe de serviço de esgoto, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).
Em tempos em que a economia do país ainda engatinha em seu processo de recuperação e que a de redução de gastos na gestão pública se faz necessária, as cidades buscam novas fórmulas para apresentarem serviços de qualidade e promoverem o bem-estar das pessoas.

Com o objetivo de reconhecer e promover as soluções criadas para melhorar, em diversos aspectos, o funcionamento das cidades e promover a qualidade de vida das pessoas, foi criado há seis anos o Prêmio InovaCidade.

A premiação evidencia as iniciativas ou projetos que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade. Critérios como a criatividade, inovação e funcionalidade da solução serão avaliados.

Para a edição de 2018, o prêmio reúne mais de 30 inscritos entre prefeituras, secretarias municipais, empresas de tecnologias, energia, saúde, educação, inovação, entre outros.

Estão concorrendo projetos de mais de 20 cidades, com projetos voltados à gestão ambiental urbana, gestão de pessoas e carreiras, o uso da tecnologia da informação como transformadora na gestão da escola pública, cidades inovadoras a partir da inclusão social, sistemas de transformação na mobilidade urbana e de gerenciamento de veículos, sistema de otimização de vagas na rede municipal de ensino com uso de georreferenciamento, entre outros.

Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business America (SCBA), idealizador do evento, o Prêmio InovaCidade é reconhecido por fomentar soluções criativas e inovadoras voltadas às cidades inteligentes. "Pelo sexto ano, prefeitos, CEOs de empresas e diretores de entidades prestigiam o evento e nos ajudam a promover essas importantes iniciativas, que trazem desenvolvimento às metrópoles", conta o executivo.

A premiação será realizada em um jantar especial, no Palácio Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, com a presença de empresários e autoridades. O Prêmio InovaCidade faz parte das ações que serão realizadas durante o Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), entre os dias 16 e 18 de abril, em São Paulo.

Trata-se do evento oficial sobre cidades inteligentes na América Latina e reunirá os principais líderes dos setores público e privado, além de especialistas em soluções tecnológicas, planejamento, gestão pública, segurança, mobilidade, conectividade e sustentabilidade, criando um ambiente propositivo de negócios e de diálogo sobre o desenvolvimento das metrópoles.

Contará com um espaço de 6.000m2 para exposição e 200m2 na praça da tecnologia, além das áreas dos eventos paralelos. Mais de 70 empresas vão apresentar soluções tecnológicas para atender às demandas das smart cities com qualidade e segurança. Terá, ainda, fóruns temáticos e ilhas de reuniões estratégicas.

Além da área de exposição, o congresso SCBAC&E 2018 apresentará mais de 50 painéis, nos quais profissionais, pesquisadores, empresários e representantes do poder público, nacionais e internacionais, vão apresentar suas ideias e discutir os principais pontos em torno das cidades inteligentes, de modo a criar o mercado de Smart Cities.

O Smart City Business America Congress & Expo é um evento do Instituto Smart City Business America (SCBA), entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às cidades inteligentes no continente americano. O evento é realizado pela Informa Group, empresa que há 35 anos atua em 188 países nos cinco continentes, na difusão de informações ao mercado empresarial, disseminadas por meio de publicações especializadas, newsletters, relatórios setoriais, conferências, congressos, seminários e feiras.

Em sua última edição, o SCBAC&E reuniu mais de 3 mil visitantes, 250 congressistas e 60 expositores e patrocinadores. "Para a edição de 2018, a expectativa é de ampliar em 50% a visitação qualificada do que nas edições anteriores", afirma Hermano Júnior, diretor da SCBAC&E na Informa Group.


Website: http://smartcitybusiness.com.br/2018/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.