RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:29

Cidades históricas mineiras para aproveitar o feriado de Tiradentes
Arte e Entretenimento / O estado de Minas Gerais é famoso por possuir ótimos destinos turísticos. Grande parte deles situados em centenárias cidades, recheadas de histórias e personagens revolucionários. A exemplo de Tiradentes, que emprestou seu nome para um dos feriados mais importantes do calendário brasileiro. O dia de Tiradentes é uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar o feriado e conhecer mais a rica cultura mineira, além de viajar por suas belas cidades.

Saiba mais

O feriado de Tiradentes, instituído no dia 21 de abril, foi criado em homenagem à trajetória de um homem que ousou se rebelar contra as injustiças cometidas pela coroa portuguesa em Minas Gerais. Ele entrou para a história brasileira como mártir da mais importante revolução do estado, a Inconfidência Mineira.

Joaquim José da Silva Xavier, o vulgo Tiradentes, nasceu no ano de 1746 na Fazenda Pombal, localizada no antigo distrito de São José Del Rei, atual cidade de Tiradentes em referência ao herói nacional. O feriado se dá no dia 21 de abril porque nessa data, no ano de 1792, Tiradentes foi morto e enforcado em praça pública. Sendo seguidamente decapitado e esquartejado, a mando de Dona Maria I, rainha de Portugal, sob a acusação atrelada a ele por conspirar contra o império e cometer crime de Lesa-majestade.

Vai viajar no dia de Tiradentes?

Conheça as quatro cidades históricas mineiras mais procuradas para curtir o feriado:

Tiradentes
Fundada em 1702, a cidade é famosa por ser palco da Conjuração Mineira e região onde viveu Tiradentes. O turismo da cidade inclui roteiros com deslumbrantes igrejas, capelas, sobrados e monumentos que revelam a riqueza da arquitetura colonial, além de visitas à casa da cultura, que guarda acervos históricos da cidade e passeios de Maria Fumaça, antiga locomotiva usada em Tiradentes.

O ecoturismo da cidade oferece caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta aos bosques, vilarejos, cachoeiras, grutas e antigas fazendas da região. A gastronomia local é farta, com diversos bares e restaurantes que servem os autênticos pratos mineiros: ambrosia, tutu mineiro, doce de leite, o feijão tropeiro, pé de moleque, galinha caipira com quiabo, goiabada cascão com queijo, angu, vaca atolada, doce de mamão, dentre outros deliciosos quitutes.

Ouro Preto

Antiga Vila Rica, a cidade foi emancipada com o nome de Ouro Preto em 1823 e foi capital da então província de Minas Gerais até 1897. Ouro Preto revelou-se uma terra que escondia abundante riqueza e despertou, no século XVIII, a ambição de muitos na corrida pelo ouro encontrado na região. As principais atrações turísticas da cidade são:
• A capela de Santana;
• O antigo Quartel dos Dragões, hoje Casa da Câmara da cidade;
• Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo;
• O Pico do Itacolomi;
• A Catedral Nossa Senhora de Assunção;
• Museu da Inconfidência;
• Museu do Aleijadinho e
• Casa dos Inconfidentes.

Quem curte turismo ecológico, vai se encantar com a natureza de Ouro Preto, onde é possível contemplar exuberantes cachoeiras e rios.

Prados
A origem da cidade de Prados data de 1704 e fazia parte do cobiçado caminho do ouro, bastante encontrado na localidade. A rota do turismo de Prados abrange cenários históricos, com construções de arquitetura rococó e barroca, a exemplo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a de Nossa Senhora da Penha de França, lindos e preservados casarios coloniais e o Mirante do Cruzeiro, de onde se tem uma bela vista da cidade. O ecoturismo do município conta com vastas áreas serranas, ideais para quem curte fazer trilhas, cavalgar e praticar esportes com alta carga de adrenalina.

São João Del Rei
A história de São João Del Rei começa no início do período setecentista, quando era ainda o Arraial Novo do Rio das Mortes. Apenas em 1713 passou a se chamar pelo nome atual. A cidade possui grande participação na história do ciclo do ouro e da Inconfidência Mineira. É tida como uma das maiores e mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais.
São pontos turísticos obrigatórios de quem passa por São João Del Rei:
• A Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar;
• O Memorial Tancredo Neves;
• Passeios de Maria-Fumaça com ida a Tiradentes;
• A Capela Colégio Nossa Senhora das Dores;
• A Gruta casa da Pedra;
• O Solar das Neves;
• Museus de Bárbara Heliodora, de Arte Sacra e da FEB;
• E as lindas cachoeiras do Urubu, Pedreira e do Quatorze.

Programe sua viagem
O Clube Candeias, maior clube de turismo programado conta com mais de 500 mil opções de hospedagens nacionais e internacionais. Saiba mais no site https://www.clubecandeias.com/ como tornar-se um associado e desfrutar de ofertas exclusivas.



Website: https://www.clubecandeias.com/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.