RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2018 - Horário 10:02

Indústria e comércio no mercado livre de energia economiza R$ 118 bi na conta de luz em 15 anos
Negócio / A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) acaba de concluir levantamento que mostra uma economia de R$ 118 bilhões nas contas de luz para as empresas que estão no Ambiente de Comercialização Livre (ACL), considerando-se o período de 2003 até 2017.

Apenas grandes indústrias e comércios podem atualmente optar pelo mercado livre de energia, com uma redução média de 23% nas contas de luz. A atual regulamentação prevê que somente empresas com consumo acima de 500 kW são elegíveis, um universo limitado a cerca de 15 mil negócios no Brasil. "Percebe-se, portanto, que existe uma oportunidade para levar essa economia para um grupo bem maior", afirma Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.

A proposta do Ministério das Minas e Energia de reforma do setor elétrico prevê uma abertura para o Grupo A de alta tensão, composto por 182 mil pequenas e médias indústrias e comércios do Brasil, somente em 2026. Um estudo da Abraceel mostra que inexistiria impacto para as distribuidoras e para os contratos vigentes se o benefício fosse adiantado para 2021. "Seria o momento do setor produtivo dar um salto em sua competitividade", conclui Medeiros.

Website: http://www.abraceel.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.