RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2018 - Horário 10:44

Consumidor e Shopper, existe diferença entre eles?
Propaganda e Marketing / Setores responsáveis pelos estudos de comportamento do consumidor afirmam que o ser humano é emocional e as empresas estão transferindo isso ao âmbito das decisões de compra utilizando uma atmosfera sensorial como ferramenta importante.

Nesse sentido, marcas e empresas devem ter como objetivo, atender as expectativas com sensações que sejam capazes de atingir tais emoções nos seus ambientes de lojas e produtos, provocando e evocando sonhos através de situações especiais e únicas, onde o consumidor possa compreender a diferença de uma marca para a outra em tais emoções.

E, é aqui onde a marca tem como objetivo converter shoppers em consumidores reais. Mas, qual é a diferença entre eles?

Consumidor é o que realiza o papel no ato da compra de um determinado produto. Ou seja, ele consome o produto ou serviço.
Já shopper refere-se ao papel da pessoa que vai comprar algo. Ele não necessariamente será o consumidor do produto ou serviço. Veja que, o papel de consumidor e do shopper podem ser exercidos pela mesma pessoa. Ou seja, quando a mãe compra um livro para sua filha, ela exerce o papel de shopper enquanto a filha exerce o papel de consumidor.

E, se no ato da compra a mãe comprar um livro também pra ela? Nesse caso, ela será ao mesmo tempo o consumidor e o shopper.
Entender esses diferentes momentos de compra são muito importantes para que a marca possa traçar estratégias de sucesso nas vendas de varejo. O shopper é a pessoa que avalia, durante o processo da compra, onde, como e o que quer comprar.

Podemos concluir que, para que uma marca tenha sucesso nas vendas, ela deve estruturar e organizar seu ponto de venda com uma comunicação eficiente, proporcionando um ambiente aconchegante e confortável utilizando o marketing sensorial como ferramenta de apoio e, acima de tudo, treinando a sua equipe de vendas para que atenda esse indivíduo da melhor maneira possível, transformando em consumidor (cliente).

Quando uma marca não atende às expectativas do consumidor, a troca por outra será inevitável. Por isso, é importante que o lojista tenha esse conhecimento: shoppers e consumidores não se comportam igualmente e essa informação pode fazer toda a diferença para o seu negócio, para que a venda de fato aconteça e para que os consumidores lembrem da sua marca nas próximas compras.

Chris Corcino
Consultora de Negócios de Moda

Website: http://www.chriscorcino.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.