RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 15:35

Especialista em Marketing Digital cria modelo de negócio à prova de crise
Propaganda e Marketing / O número de empresas que abrem no Brasil não para de crescer. Em contrapartida, é grande também o número de empreendimentos que não conseguem se manter no mercado, principalmente em razão das adversidades. Especialistas sugerem uma mudança de abordagem, com a construção de um modelo à prova de crise.

Uma pesquisa realizada pela gigante Google, em parceria com a Forrester Research, mostra que as vendas online vão dobrar até 2021. O setor de e-commerce, por exemplo, que atualmente representa pouco mais de 5% das vendas no varejo, nos próximos anos irá abocanhar uma fatia de 9,5% desse mercado.

Fernando Gonçalves, especialista em Marketing Digital e fundador de diversos negócios nesse segmento, como aplicativos mobile e e-commerce, sugere a exploração das possibilidades geradas pelo mercado digital. A aposta é em um modelo de negócio que seja à prova de crise.

O modelo consiste de quatro pontos fundamentais. O primeiro deles é a identificação dos problemas que precisam de solução. Bons empreendedores conseguem apresentar ao consumidor soluções eficazes para os problemas das pessoas. E os problemas não param de surgir, abrindo espaço para novos players.

Quanto maior a capacidade de um negócio de solucionar problemas, maior o seu sucesso. O primeiro passo do modelo de negócio proposto por Fernando Gonçalves é, nesse sentido, estabelecer de forma clara o maior problema do consumidor, dentro de um nicho específico.

O segundo ponto do método baseia-se no timing. Mais do que lançar um novo negócio, é preciso esperar a hora certa para apresentar a ideia ao mercado. Muitos empreendimentos não alcançam êxito por serem lançados em um contexto desfavorável. Para que exista boa recepção, o público-alvo deve estar instruído e já apresentando sinais claros do problema que o empreendimento se presta a solucionar.

O terceiro ponto diz respeito ao potencial de escalabilidade do negócio. Modelos escaláveis conseguem prosperar muito mais no mercado do que modelos não escaláveis. Um exemplo claro de negócio escalável é a venda de produtos. Se a demanda aumenta, basta que o empreendedor aumente a produção, melhorando os resultados.

Negócios não escaláveis, como a prestação direta de um serviço, contam com limitações específicas, como a falta de tempo para atender a um número maior de clientes. Nesse caso, mesmo que a demanda cresça, o empreendedor se verá incapaz de expandir o negócio. É importante, nesse contexto, questionar se o negócio é ou não escalável.

O quarto e último ponto pensado por Fernando Gonçalves para criar um modelo de negócio à prova de crise é investir em empreendimentos com baixo custo e maior abrangência. Essa possibilidade surgiu muito recentemente graças ao poder da internet, que possibilita comercializar produtos no Brasil e no mundo, atraindo clientes por meio de anúncios segmentados.

O mercado digital dispensa a utilização de lojas físicas, aumentando as possibilidades de negócio. O investimento deixa de ser na estrutura operacional, passando a ser realizado em áreas como a do Marketing Digital. Ao apostar na segmentação de anúncios, empreendedores conseguem atrair clientes e gerar conversões.

Esse é o modelo de negócio à prova de crise. Baseado na capacidade de solucionar grandes problemas, no timing de lançamento do negócio, no grau de escalabilidade e na redução de custos, com aumento da abrangência, esse modelo só é possível graças ao mercado digital. Fernando Gonçalves deixa claro: o presente e o futuro dos negócios está na internet.

A biografia completa de Fernando Gonçalves, fundador do Grupo FG e especialista em Marketing Digital, pode ser vista aqui: https://www.fgresultados.com


Link pesquisa: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1823568-vendas-na-internet-devem-dobrar-ate-2021-indica-google.shtml


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