RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 9 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 12:28

Transformações nos modelos de negócios das agências de publicidade
Propaganda e Marketing / Houve melhorias nos negócios publicitários em 2017 com a percepção de que a crise caminha para o início do seu fim. Com as novas tecnologias e novas maneiras do público se comunicar aconteceu, e ainda acontece, um processo de mudança e evolução na diversificação dos serviços, crescimento da área digital e busca de novas competências, dentro das agências de publicidade.

Essas mudanças estão ocorrendo no período em que a economia e os investimentos em publicidade buscam recuperação. Pesquisas apontam que quase metade das agências desejam ampliar a receita anual no próximo ano, enquanto apenas um quarto teve aumentos de renda no ano passado.

A tendência de transformações dos negócios, segue com rápido avanço dos serviços complementares, que são em sua maioria os serviços digitais, produção de conteúdo, eventos corporativos, produção de vídeo, live marketing e atividades de assessoria de imprensa. Em comparação a 2014, quase 70% das agências possuem atividades complementares, enquanto a 03 anos atrás nem 30% contavam com esses serviços.

Para se adequar à nova realidade dos negócios, as agências estão investindo em inovação tecnológica, treinamento das equipes e lideranças, desenvolvimento de novos produtos, aderindo ao perfil consultivo, realização de parcerias e fusões, mudança no perfil dos colaboradores, e também estão realizando oferta de inteligência em mídias sociais e projetos interligados com consultorias.

Outro ponto da transformação do modelo de negócios das agências é forma como a receita é construída através de novos modelos de contratos de fee e success fee. O desconto-padrão tem sua participação cada vez menor na receita. Serviços internos, incluídos em tabelas de padrão de preços, ainda se mantém estáveis na contribuição da renda anual das agências.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a participação do digital dentro das agências é maior que em outras regiões. Segundo pesquisas quase 20% da receita já são dos serviços digitais e praticamente todas as agências de Ribeirão atuam nessa área. O interior paulista está bem preparado para atender empresas e marcas na área digital, sempre se atualizando com as novidades do setor.


Website: http://sampapublicidade.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.