RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 3 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 12:17

Escritora Isa Colli é um dos nomes brasileiros esperados nas feiras de Bruxelas e Bolonha
Governo / Escritora Isa Colli é um dos nomes brasileiros esperados nas feiras de Bruxelas e Bolonha

Se o ano de 2017 foi produtivo para a escritora Isa Colli, 2018 promete ser ainda melhor, com lançamentos e novos projetos. A autora, de 49 anos, já prepara o material que vai levar para a Feira de Bruxelas, de 22 a ?25 de fevereiro?, e para a Feira do Livro Infantil, em Bolonha, na Itália, de 26 a 29 de março. Nos dois eventos, Isa vai lançar os livros "A Gatinha Penélope" e "O Aniversário de Margarida". As publicações também estarão disponíveis em livrarias do Brasil e da Europa.

Isa, que mora atualmente em Bruxelas, já lançou nove livros infantis e um romance, que são comercializados em Angola, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, EUA, Irlanda, Reino Unido e Itália, além do Brasil.

Nesta entrevista, a escritora revela detalhes dos planos para 2018 e seu processo de criação.

O que o público pode esperar nas feiras de Bruxelas e Bologna?

Estamos levando novos livros para apresentar ao público nestas duas feiras, que têm foco na literatura Infantil. São publicações que falam de solidariedade, amor e gratidão. "A Gatinha Penélope" conta a história de uma gata vira-lata que muda de vida ao ser adotada por uma jornalista e "O Aniversário de Margarida" mostra as aventuras e descobertas de uma menina em seu aniversário de cinco anos. Espero conquistar novos leitores e dar muitos autógrafos. (Risos)

E no Brasil? Quais os projetos para 2018?

No primeiro semestre, em data que está sendo definida, vou fazer um trabalho forte nas escolas brasileiras. Várias já adotam meus livros como material paradidático. Então, eu e minha agente literária, Miriam Costa, iremos visitar estas escolas. Também vamos realizar eventos em colégios públicos e privados que ainda não conhecem meus livros. É um trabalho de formiguinha. Mas eu não abro mão deste contato direto com meus leitores e com os professores. Desta troca, sempre levo sugestões para os próximos projetos.

Qual o significado dessa inserção pedagógica para o seu trabalho?

Meu objetivo principal é subsidiar escolas, professores e pais com temas pertinentes à criança, possibilitando aprendizagem de forma criativa e significativa, sempre voltados ao trabalho pedagógico, com enfoque didático, mas sem esquecer de manter uma escrita leve e atrativa.

A literatura está na sua vida desde a infância. O que mais a atrai nesse universo?

Desde a infância, a literatura tem sido um ponto forte em minha formação pessoal. Tive contato com a leitura através de minha mãe, uma contadora de histórias, que despertou nos filhos de forma muito simples, o amor pela literatura. O que muito me atrai neste universo é a capacidade que temos de sonhar e criar! A vida nos oferece grandes oportunidades para nos desenvolvermos, nos tornarmos pessoas éticas, repletas de valores e virtudes e, tudo isso precisa ser difundido, oferecido às crianças que estão se formando. É um privilégio fazer parte deste sonho, o de tornar a vida das crianças mais feliz, saudável e lhes oferecer uma visão de futuro promissor.

Como o seu gosto como leitora a transformou em escritora?

Quando fazemos o que gostamos, automaticamente buscamos expandir nossos horizontes. Conforme eu ouvia histórias e lia livros de literatura, acontecia dentro de mim algo grande, um desejo de passar para outras pessoas aquilo que eu sonhava e criava. Quando pessoas próximas começaram a se identificar com aquilo que eu escrevia, passei a entender que era o momento de produzir mais e mais textos e escrever livros. Então, vi surgir minha carreira como autora.

Sustentabilidade, meio ambiente, natureza são temáticas presentes nas suas obras. Qual o desafio de tratar desses assuntos com o público infantil?

Os temas como sustentabilidade, meio ambiente, natureza, diversidade, entre outros, devem permear toda a formação de crianças e jovens nos dias atuais. São assuntos pertinentes à qualidade de vida e saúde de todos neste planeta. As crianças têm acesso a um leque de informações pela internet, através de conteúdos escolares, mas precisam se apropriar de todo este conhecimento e passá-los à vida prática, vivenciando a realidade. Meus livros abordam tais temas de forma clara, exemplificando e trazendo à tona discussões amplas e significativas, onde a criança se sente parte integrante da história, como um ser social e protagonista de sua própria história.

Já teve suas obras lançadas em Portugal, Itália, Alemanha, México. Como as crianças de outros países recebem o seu trabalho?

Meus livros têm sido muito bem aceitos por países da Europa, assim como no Brasil. Os textos são de cunho universal, pois abordam conteúdos de relevância para o mundo, não sendo focados para somente um público.

Como o cotidiano a inspira na construção dos seus livros?

Tudo à minha volta me inspira! A vida me inspira! Sempre penso em tornar os assuntos cotidianos em temas para educação e formação do indivíduo leitor. Meus livros abordam mensagens simples, do dia a dia e, devido a este olhar, tem atraído a atenção de muitos.

Website: http://www.isacolli.com
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.