RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2017 - Horário 17:03

Dicas de como proteger a parede de sua casa antes de pintar
Arte e Entretenimento / Pintar as paredes de casa pode parecer uma tarefa simples. E em tempos de crise, para economizar, muita gente resolve colocar a mão na massa e pintar as paredes em vez de contratar os serviços de um pintor.

Para que tudo dê certo nessa aventura como pintor(a) de parede, é preciso seguir um passo a passo e tomar alguns cuidados. Assim você não precisará refazer o serviço e evitará gerar mais gastos e prejuízos.

Então, para que sua décor fique maravilhosa e do jeito que você pensou, nós preparamos algumas dicas para lhe ajudar a proteger a parede de sua casa antes de pintar.

Tipos de tinta

Antes de aprender sobre algumas dicas ou técnicas para proteger sua parede na hora da pintura, é preciso aprender entender um pouco mais sobre os tipos de tintas disponíveis.

Tinta Acrílica

A tinta acrílica é de secagem rápida e é solúvel em água. Podemos encontrá-la em três tipos de acabamento: o fosco, que é menos resistente à limpeza; o semibrilho; e o acetinado, que possui um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza.

Devido a suas características impermeáveis, justamente por ser fabricada com resinas acrílicas, é o tipo mais indicado para ambientes externos, expostos às variações climáticas, e para cômodos internos onde a presença de água é comum, como cozinha e banheiro.

Tinta Látex

A tinta látex é feita à base de água; devido a sua resina não permitir uma grande variação de brilho, só podemos encontrá-la em acabamento fosco.

É a tinta ideal para ser aplicada em superfícies de alvenaria, de gesso e Drywall. Por não ser resistente à umidade nem intempéries, ela é indicada para ambientes internos secos, como quarto e sala.

Impermeabilizantes

As tintas impermeabilizantes são ideais quando o assunto é proteger construções contra os agentes climáticos e temporais. A tinta impermeabilizante deve ser comprada conforme o tipo de superfície em que será aplicada, como paredes internas, externas, lajes ou pisos.

Além desses três, existem ainda muitos outros tipos de tintas, como a tinta spray, a tinta para piso, o esmalte sintético, entre outras. Cada uma tem sua especificidade e atende a um tipo de superfície e ambiente.

Mãos na massa

Falando em colocar a mão na massa, na hora de realizar a pintura há basicamente três passos a serem seguidos: preparação da superfície, nivelamento (massa) e acabamento (pintura).

Antes da preparação da superfície, é preciso avaliar o estado em que a parede está. Para não causar prejuízos, a parede deve estar firme, limpa, livre de infiltração, umidade, pó, gordura e mofo.

O segundo passo é corrigir buracos de pregos, trincas e rachaduras. No primeiro caso, pode-se aplicar massa corrida em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, e em ambientes externos, como fachada e varanda.

Já para os ambientes internos o ideal é usar a massa PVA. Na hora de corrigir trincas e rachaduras, não se deve aplicar massa corrida ou acrílica, pois elas servem para nivelar a superfície com imperfeições de até 3 milímetros. O indicado é usar gesso ou argamassa.

Na hora de pintar

Antes de iniciar a pintura em si, é importante prestar atenção às recomendações dos fabricantes para que o resultado saia perfeito. É importante aguardar o tempo de secagem recomendado para cada lata. Isso pode variar, sendo normalmente em torno de quatro horas entre demãos de massa ou entre demãos de tinta. Utilize sempre água limpa e potável e misture de forma homogênea, completamente.

É muito importante proteger as partes que não receberão pintura e o piso. Utilize fitas adesivas e jornais. Pinte primeiro os cantos com trincha e depois pinte as superfícies maiores com o rolo de lã de pelo curto.
Para que a finalização da sua parede seja impecável prefira fazer a pintura em horários com bastante luz natural, o que facilita a visualização de possíveis manchas. Prefira pintar em dias com pouca umidade relativa do ar ou quando a temperatura não esteja muito baixa ou muito alta.

Gostou das nossas dicas? Está pronto(a) para colocar as mãos na massa e dar aquela repaginada nas cores de casa? Não perca tempo e adquira agora mesmo as melhores tintas de parede.


Website: http://www.telhanorte.com.br/tintas
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.