RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2017 - Horário 13:26

São Paulo é a primeira cidade brasileira a ter um espaço público totalmente "ozonizado"
Ciência & Saúde / A partir desta sexta-feira, 22 de dezembro de 2017, às 18 horas, quem passar pela movimentada esquina das Avenidas Rebouças e Faria Lima vai se surpreender com o novo visual. 

A Praça Azul, iniciativa da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), traz uma nova área de lazer para a cidade e estará totalmente iluminada com luzes azuis nas árvores e canteiros. A cor foi escolhida pelo arquiteto e paisagista Alexandre Carvalho, responsável pelo projeto, para conscientizar a população em relação à Ozonioterapia, técnica usada para tratar as mais variadas doenças de origem isquêmica, inflamatória e/ou infecciosa. Os bancos azuis e a decoração do piso vão representar moléculas de ozônio, gás que misturado ao oxigênio, ganha propriedades terapêuticas e é a base da Ozonioterapia. Haverá também um bicicletário. 
"Nós fizemos o projeto pensando em priorizar o uso pela população. O que será oferecido às pessoas é um espaço de qualidade", explica Alexandre.
 
A planta Agapanto Azul que no verão floresce na cor azul foi escolhida pelo paisagista para destacar um dos principais pontos da praça, a escultura azul da artista plástica Bia Dória.
 
"Tenho certeza que esta minha escultura contribuirá para uma causa extremamente nobre, que é defesa do direito da Ozonioterapia para todos os brasileiros, além de trazer beleza e consciência para o espaço público ", afirma a artista plástica.

A Praça Azul é uma doação da ABOZ para a Prefeitura Regional de Pinheiros. A ABOZ é uma entidade que reúne médicos, cientistas e profissionais de saúde,  que há 11 anos luta pela regulamentação da Ozonioterapia no Brasil. A inauguração da praça chega num momento histórico em que o projeto de lei federal 227/2017, que objetiva reconhecer o uso do procedimento em todo o território nacional,  foi aprovado por unanimidade no Senado em 18 de outubro último e agora está em discussão na Câmara dos Deputados sob o número 9001/2017. A aprovação na Câmara será seguida pela sanção presidencial, o que possibilitará a disponibilização do atendimento com  Ozonioterapia no SUS, beneficiando milhões de pessoas com dificuldade de acesso a qualquer tipo de atendimento de saúde.
 
"A Praça Azul é um monumento vivo em homenagem à  Ozonioterapia. Temos enfrentado muita resistência para regulamentar a técnica como um procedimento médico legítimo no Brasil e ter um espaço público na maior cidade do país para mostrar as pessoas a importância desta ferramenta terapêutica é a prova de que a sociedade brasileira está mobilizada e anseia pela implantação imediata da Ozonioterapia na rede pública brasileira", afirma a Dra. Maria Emilia Gadelha Serra, Presidente da ABOZ.
 
A Ozonioterapia já é usada amplamente, inclusive nos serviços públicos de saúde,  em mais de 50 países,  dentre eles  Rússia, China, Cuba, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Estudos científicos comprovam os benefícios no atendimento aos pacientes e um recente relatório de análise econômica, assinado pela Dra. Celina Ramalho, Doutora em Economia da Saúde e Professora da Fundação Getúlio Vargas - SP, avaliou que o uso da Ozonioterapia pode trazer uma  economia entre 20% a 80% nas despesas com o sistema de saúde no nosso país. 
 
O cerimonial de inauguração da nova praça terá como abertura o corte da faixa azul. A seguir discursos das autoridades, inauguração da escultura de Bia Dória, apresentação-solo do violinista  Ricardo Iki e o encerramento culminando com uma revoada de balões azuis.
 
"Nós esperamos que São Paulo possa se aproveitar desta iniciativa para  desenvolver uma série de atividades que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população.  Nossa ideia é replicar esse projeto em outras cidades brasileiras.  Desejamos que a Praça Azul seja uma semente  que desperte nas pessoas a consciência do que é de fato vital para sua saúde e para a saúde de todos os brasileiros", conclui a Dra. Maria Emília.
 
Serviço:
 
Evento: Inauguração da Praça Azul
Local: Esquina das avenidas Rebouças e Faria Lima, Jardim Paulistano, São Paulo - SP
Data: 22 de dezembro
Horário: 18h
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.